Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Geral

Festival Casa Cheia chega a Maceió para celebrar e fortalecer a Economia Criativa de Alagoas

Festival Casa Cheia chega a Maceió para celebrar e fortalecer a Economia Criativa de Alagoas

(Imagem: Divulgação)

O Festival Casa Cheia surge como uma nova e promissora iniciativa para explorar os desafios e oportunidades enfrentados por empreendedores e empreendedoras da Economia Criativa de Alagoas: artistas, fazedores de cultura, profissionais do setor criativo, empreendedores, gestores culturais, estudantes, investidores, profissionais de comunicação, entusiastas da cultura, autoridades governamentais e pessoas interessadas em explorar novas ideias, tendências e oportunidades no campo dos negócios criativos.

Durante o festival, serão realizadas três oficinas práticas no Auditório da Escola Técnica de Artes (ETA-UFAL), nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Estas oficinas abordarão temas fundamentais para pequenos negócios no segmento das artes e da cultura, incluindo elaboração e gestão de projetos, assessoria jurídica e contábil, e prestação de contas de projetos financiados por chamadas públicas. Com investimento gratuito e com bolsas de inclusão, essas atividades são uma excelente oportunidade para o público aprimorar suas habilidades e profissionalizar ainda mais suas atividades.

O Casa Cheia também trará o Por Dentro da Carreira, convidando para o debate artistas alagoanos que consolidaram a carreira e alcançaram o tão sonhado sucesso. Estes debates serão moderados por especialistas no Carambola Lab, no Jaraguá, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a partir das 19h e também têm entrada franca. Esses encontros serão um momento de troca de experiências, apresentando casos de sucesso locais e discutindo os desafios, estratégias de profissionalização e outros temas relevantes para o setor criativo, com o objetivo de fortalecer a comunidade e fomentar a integração entre fazedores da cultura de Alagoas.

A programação cultural do festival incluirá uma mostra audiovisual de videoclipes produzidos por artistas locais, onde além de ter sua obra exibida, musicistas e produtores audiovisuais terão a oportunidade de contar para o público sobre o processo criativo e a recepção. Para ter o seu clipe exibido, artistas devem submeter a inscrição, disponível no site do evento.

O festival traz ainda uma série de shows e apresentações de música, dança, humor e teatro. Os eventos ocorrerão no Carambola Lab, com início às 19h, e serão gratuitos, com inscrições abertas para o público geral. Espera-se atrair cerca de 1.000 pessoas durante os três dias, oferecendo uma oportunidade única para que artistas e empreendedores se conectem e divulguem seu trabalho.

"Com o festival, vislumbramos um impacto econômico direto, não só durante a oferta de serviços de entretenimento, mas principalmente como uma oportunidade de criação de networking entre artistas e como uma estratégia de formação de público, conectando produtos e serviços criativos ao seu potencial de mercado", explica Ábia Marpin, idealizadora e produtora executiva.

Inclusão e diversidade

O Casa Cheia adota uma política de inclusão e diversidade, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todos os participantes. Serão oferecidas 10 bolsas de inclusão em cada oficina para mulheres, mães, pessoas negras, indígenas, periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+. Embora todas as atividades do festival sejam gratuitas, essas bolsas buscam proporcionar suporte adicional àqueles que mais precisam.

"As bolsas têm o valor de R$ 50 (cinquenta reais), pagos ao final da oficina. Para concorrer, é necessário enviar uma carta de intenções, na qual você deve apresentar e compartilhar sua trajetória na arte, cultura e economia criativa, mencionando sua participação e/ou representação em algum grupo formal ou coletivo informal e como a oficina vai potencializar as suas atividades e sua carreira", explica Ábia Marpin.

O Festival Casa Cheia é uma realização da Agência Cilibrina com o patrocínio do SEBRAE Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult AL), e mais do que uma série de atividades de formação, debate e entretenimento, é uma oportunidade para empreendedores e amantes da cultura em Alagoas se conectarem, aprenderem e se inspirarem. Não perca a chance de fazer parte e fortalecer o setor dos negócios criativos na região.

*Assessoria