Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
“Dom Casmurro”, de Machado de Assis, “A Pata da Gazela”, de José de Alencar, e “Nunca desista dos seus sonhos”, de Augusto Cury, são alguns dos livros doados por funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), dentro da campanha “Livros que Libertam”.
A empresa entregou, nesta quarta-feira (13), o segundo e último lote de um total de 132 livros arrecadados no prédio-sede da companhia, em Maceió. A ação fez parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com o Poder Judiciário, por meio da Vara de Execuções Penais, que garante a remição de pena através da leitura. A iniciativa consiste em reduzir quatro dias da pena para cada livro lido.
A coleta dos exemplares foi feita pelos professores Cleber Dias e Yasmin Roberta, que fazem parte da campanha efetivada pela Seris, que tem como objetivo principal a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional alagoano, oportunizando os direitos ao conhecimento e à educação.
Segundo eles, a ação foi um sucesso junto aos órgãos públicos do Estado. “Queremos agradecer à Casal pela contribuição e esperamos que esta campanha, pioneira, possa seguir em frente”, disse Cleber.
Yasmin também ratificou a importância da campanha. “Os livros serão distribuídos nas unidades prisionais da capital e do interior, onde serão catalogados e disponibilizados em bibliotecas para leitura dos interessados”, ressaltou.
*Agência Alagoas