O governador Paulo Dantas entregou na manhã desta segunda-feira (06) a requalificação do Centro Educacional Cyro Accioly, que ficou ainda mais completo para atender aos 173 alunos matriculados com cegueira ou baixa visão. É mais uma obra feita com recursos do governo estadual, que investiu cerca de R$ 1,5 milhão.
Ao chegar ao Centro Cyro Acioly , localizado no Centro de Maceió, o governador assistiu a uma apresentação do Coral Carlos Gomes, formado por alunos da escola, e os convidou a estarem presentes em todos os eventos do Governo em Maceió. "É um felicidade estar aqui com vocês, com esse coral maravilhoso e extraordinário", expressou o governador.
"Aqui nós fizemos um investimento de cerca de 1,5 milhão e vamos deixar todas as escolas estaduais qualificadas como essa, totalizando 107 unidades reformadas. Já entregamos 40, e já falei com a secretária Roseane Vasconcelos para visitar a cada semana pelo menos duas escolas para conversarmos com a comunidade escolar, com os profissionais, com os alunos, e estarmos cada vez mais conectados com a educação, com a produção de conhecimento, dando toda prioridade, dando todo suporte", acrescentou Paulo.
O governador também divulgou mais investimentos para a área da Educação, como a ampliação do programa Daqui para o Mundo, que leva agora em maio 50 alunos para fazer intercâmbio em Londres, na Inglaterra. "Vamos levar mais 100 alunos até o final deste ano e em 2025 serão 150, para dar mais oportunidade a alunos das escolas públicas estaduais", anunciou o governador.
Ele adiantou ainda que, até o final do ano, o Governo deve entregar perto de 80 creches Cria. Das 200 Creches Cria prometidas pelo governo, 56 já foram entregues.
O prédio que abriga o Centro Cyro Aciolly foi construído nos anos 70 e é referência no atendimento a deficientes visuais em Alagoas. Agora, com a requalificação, conta com infraestrutura completa, novos espaços de convívio, sala de orientação e mobilidade, sala da estimulação, secretaria, sala de recursos, diretoria, coordenação, laboratório de informática, sala de leitura, almoxarifado, sala de apoio pedagógico e sala de material adaptado.
O Centro ganhou também uma nova sala de reeducação visual, salas de psicologia, de leitura e escrita em Braille, de reforço e dos professores, cozinha, despensa, área de serviço, refeitório, galpão coberto, sala do coral, núcleo de tecnologia, e novos banheiros devidamente adaptados para atender aos estudantes da instituição.
“Ano passado tivemos alguns contratempos no período chuvoso, mas, hoje, a escola é outra, literalmente. Foram construídos novos e importantes espaços, tudo pensando nos estudantes e servidores”, pontuou o diretor do Cyro Accioly, Flávio Tenório.
Um desses novos espaços é a sala de apoio aos pais e responsáveis que, segundo o diretor, é uma grande conquista: “Temos alunos de outras cidades, que chegavam aqui acompanhados dos pais, familiares, e estas pessoas não tinham como aguardá-los da forma que gostaríamos. Agora não mais. Temos um espaço para que eles possam esperar da melhor maneira, além de um novo estacionamento, áreas que foram ampliadas. Estamos muito felizes e empolgados”, comemorou Flávio.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, afirmou que o governador Paulo Dantas emplacou mais um ponto em favor dos alagoanos, porque o Ciro Aciolly é o único centro de referências para pessoas com deficiência visual no estado de Alagoas, e estava há muitos anos sem receber reformas ou ampliação.
"Com a autorização do nosso governador, foram realizados todos os nossos pedidos. Aqui temos uma sala montada como se fosse uma casa, para que as pessoas que não têm visão ou têm baixa visão possam fazer um treinamento aqui, para aprender a conviver em suas casas. Sem precisar depender de alguma pessoa. Isso pra gente que enxerga é quase nada, mas é muito importante pra uma pessoa que nasceu cega ou que perdeu a visão ao longo de sua vida", disse a secretária.
A secretária acrescentou que o Centro é uma unidade de referência para todas as escolas e até universidades, como a Uneal, para tradução de livros didáticos e acadêmicos para os alunos Cegos e de baixa visão da rede pública.
A professora Luciana Tenório ressaltou que a escola tem alunos matriculados de vários municípios alagoanos “Só na capital, temos quase 50 em alunos, que recebem uma série de atendimentos. Temos Braille, musicografia Braille, um coral, uma sala PEV, que são práticas educativas para uma vida independente, assinatura cursiva, orientação e mobilidade, sala de recursos e estimulação pedagógica, para pessoas com deficiência visual, tanto cego como baixa visão", salientou Luciana.
A PEV é a simulação de uma casa, que tem móveis e eletrodomésticos como fogão, mesa e micro-ondas, para que os alunos aprendam a ter independência dentro de suas residências. Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a reestruturação do Centro Educacional Ciro Aciolly tem um impacto direto na pessoa com deficiência visual quando o assunto é autonomia. "Isso é um benefício muito grande para a sociedade, porque a gente precisa romper com aquela situação do coitadinho, daquela pessoa que tem que ficar em casa, daquela pessoa que não tem acesso ao trabalho, que não tem acesso aos outros serviços públicos", destacou a secretária.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, disse que a entrega da requalificação da Cicero Aciolly é um momento único, o qual está se levando dignidade para pessoas com deficiência visual. "Eu fiquei muito feliz, porque eu consegui chegar a ver, entre outras coisas, a tradução da Bíblia em Braille. “O governador está tendo um olhar diferenciado, porque isso aqui é investimento em direitos humanos", observou a secretária.
Estiveram presentes à entrega do novo centro os deputados federais Paulão e Rafael Brito e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo.