Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Geral

Governo de Alagoas sanciona lei de incentivo ao uso de energia solar

Governo de Alagoas sanciona lei de incentivo ao uso de energia solar

(Imagem: Ascom Sedics)

Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, conectado à política de sustentabilidade e de geração de oportunidades de negócios em Alagoas, o vice-governador Ronaldo Lessa, no exercício do cargo de governador do Estado, sancionou, em 27 de junho deste ano, a lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Solar, que tem como foco aumentar a participação da energia renovável na matriz energética alagoana.

A Superintendência de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) segue acompanhando o cenário e coordenando projetos e políticas públicas para fortalecer a produção de energias renováveis e implementar iniciativas capazes de atrair investimentos em tecnologias renováveis para Alagoas.

A lei estabelece que terão preferência na adoção de sistema de aquecimento solar e fotovoltaico as construções de prédios públicos estaduais e unidades habitacionais com recursos financeiros do Estado, além de projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e empreendimentos cujos terrenos foram desapropriados pelo Estado com o intuito de construir habitação popular, bem como os investimentos beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

Benefícios para o segmento energético alagoano

O superintendente de Políticas Energéticas da Sedics, Bruno Macêdo, destaca que a ampliação do trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo estadual no fomento de políticas sustentáveis fortalece ainda mais o papel institucional da Sedics no desenvolvimento e na integração de parcerias nos diversos setores e fontes de energia.

“Essa nova lei visa impulsionar ainda mais a pesquisa em energia sustentável e fomentar a construção da cadeia produtiva por meio de parceria entre poder público e iniciativa privada, que já ocorre, por exemplo, na atuação do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), com as melhores práticas de gestão governamental, segurança jurídica e ao meio-ambiente, tornando Alagoas cada vez mais uma terra de negócios e de oportunidades para todos”, explicou Bruno.

Para a secretária do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Maria Alice Beltrão, a medida fortalece as ações coordenadas pela Sedics. “Alagoas tem enorme potencial na produção e uso de energia solar. Estamos buscando atrair mais investimentos, impulsionados pelos incentivos do Prodesin, buscando, cada vez mais, o desenvolvimento sustentável alagoano", explicou a secretária.

*Agência Alagoas