Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 22 de setembro de 2025

Geral

Grupo de Saxofone e Classe de Canto da ETA Ufal se apresentam no Festival de Escola Técnica de Artes

Grupo de Saxofone e Classe de Canto da ETA Ufal se apresentam no Festival de Escola Técnica de Artes

(Imagem: Assessoria)

O Festival da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve sua abertura na segunda-feira (26) e se estende até o dia 29 de maio. O evento é gratuito e visa expandir as ações da ETA para além das paredes da universidade, tornando as performances acessíveis a qualquer maceioense que deseje vivenciar a arte.

Apostando em uma programação diversa, 2025 é o primeiro ano em que a Escola leva o festival para as ruas. As atrações abrangem todos os gostos: exposição fotográfica, teatro, coreografias, oficinas e muito mais!

Nesta quarta-feira (28), acontece a apresentação do Grupo de Saxofones da Ufal (SAXUFAL), às 19h, na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. A data é ainda mais especial para os músicos: este concerto marca a celebração de uma década do projeto. A classificação indicativa da performance é livre.

De quem é essa melodia?

Criado em 2015 por meio de uma ação extensionista do Prof. Me. Kleber Dessoles Marques, o Grupo de Saxofones da Universidade Federal de Alagoas opera junto às disciplinas de práticas de conjunto e orquestral do Curso Técnico em Instrumento Musical.

O grupo também faz parte de um projeto de pesquisa voltado à música instrumental, que foram originalmente escritas para saxofone, através da colaboração entre compositores e intérpretes. Essa iniciativa também tem como coordenador o Mestre Dessoles.

‘’(A iniciativa) tem oportunizado discentes, de forma geral, a experienciar trabalhar em grandes grupos, experienciar aprender; não só com professores e professoras, mas com os colegas sentados ao seu lado. Essa é a grande riqueza desse tipo de projeto.’’ relata o professor Kleber. ‘’O repertório é todo de música brasileira, com um olhar especial para a música nordestina e a música alagoana, arranjada ou escrita diretamente para o grupo.’’

O SAXUFAL integra estudantes dos Cursos Técnico e de Graduação em Música da instituição, egressos e musicistas alagoanos. A colaboração voluntária desses artistas é extremamente importante para o evento e para o mundo artístico. Afinal, o estudo formal do Saxofone na Ufal iniciou-se apenas em 2014 e ainda não há uma habilitação no instrumento no curso de nível superior da universidade.

Quem está cantando?

Já na quinta-feira (29), o espetáculo é da Classe de Canto da ETA, que apresentará um Recital, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. A classificação é livre.

A Classe de Canto Erudita da Escola Técnica de Artes da Ufal, sob orientação da professora Claudiana Melo e acompanhamento pianístico de Franklin Muniz, promete encantar a plateia com um repertório plural. A turma irá abranger notas de ópera, canções artísticas e obras sacras.

A performance passará por vários estilos e períodos musicais, que exploraram desde o Barroco até o Romantismo.

A orientadora Claudiana pontuou que o recital normalmente ocorre no fim do período letivo, dentro da ETA, para tornar público o trabalho desenvolvido em sala de aula. Além disso, Melo destacou a relevância das novas apresentações para o público externo: ‘‘Temos como objetivo proporcionar aos alunos a experiência da prática da performance artística. Levar esse trabalho para fora das dependências da ETA é importante para que, dessa forma, o nosso trabalho alcance outras pessoas.’’

Para conferir a programação completa do evento, acesse.

*Assessoria de Imprensa Keka Rabelo Matéria por Layla Alves

Close