Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Para garantir a segurança de crianças que participam do Verão Massayó, a Prefeitura de Maceió está disponibilizando um serviço para a identificação dos pequenos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), tem o objetivo de reduzir os casos de crianças perdidas no evento.
O trabalho é feito pela Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente, pelas equipes de Abordagem Social da Semdes e pela Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI). A ação também conta com o apoio da Vara da Infância e do Adolescente.
A dona de casa Lidiane Cabral Pereira foi com os dois filhos, um de 14 e outra de 8 anos, para o Verão Massayó. "Achei legal com a pulseira, porque se perder, já tem o nome e o número para identificar, porque é muita gente mesmo, foi uma ideia ótima", revelou.
O coordenador de abrigos institucionais da Semdes, Rafael Gomes, disse que as pulseiras são fornecidas quando há a identificação de alguma criança ou adolescente sozinhos ou acompanhados pelos pais. “Quando se perder dos amigos ou da pessoa com a qual está acompanhada, a pulseira vai identificar o nome do responsável e o telefone. Toda a equipe está com as pulseiras nos pontos de entrada, incluindo o camarote, e a adesão está sendo muito boa”, afirmou.
Rafael explicou que quando uma criança é encontrada sozinha, perdida, o próprio público tem ajudado a leva-la para o complexo, na cabine do Maceió sem Assédio, que conta com uma psicóloga e assistente social. De lá, a criança é encaminhada para os pais ou responsável.
A identificação é feita com uma pulseirinha, contendo os dados dos pequenos, nomes dos pais e número para contato, caso alguma criança se perca, seja imediatamente levada ao encontro de seus responsáveis.
As equipes da Semdes estarão na entrada do Festival Massayo Verão, oferecendo esse serviço gratuito.
*Redação com Assessoria