Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação de Maceió (Sedciti) realizou, nesta terça-feira (12), reunião de alinhamento das etapas do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do Senai Alagoas e das secretarias responsáveis pelos desafios propostos pelo programa. São esses representantes que vão acompanhar e selecionar as soluções que melhor atendam as necessidades propostas no edital.
Durante a reunião, foi apresentado o calendário de encontros que estão divididos em três macrofases. A primeira é a de lançamento dos desafios, que engloba o Dia D, onde serão apresentados os desafios de forma bem detalhada pelos servidores municipais que lidam com esses problemas; o fórum com especialistas; o prazo final para inscrições nos desafios; e o primeiro funil de seleção, com apresentação (pitch) das ideias inovadoras.
As duas etapas seguintes contarão com apoio do Senai e acompanhamento de professores especialistas do Ifal. A segunda fase é a de prototipagem, onde haverá a oficina de imersão em cada desafio, mentorias com as equipes vencedoras, apresentação dos protótipos desenvolvidos para a banca julgadora, e mais um funil de seleção, com a divulgação dos times que seguirão para o próximo passo.
Na última etapa, as equipes selecionadas desenvolverão um produto mínimo viável (MVP) da solução que funcione em ambiente controlado que possa confirmar a hipótese de resolução do desafio. Os vencedores serão conhecidos após esta terceira fase.
O programa, que tem duração prevista de seis meses, está com inscrições abertas até o dia 3 de outubro de 2023, no site www.desafio.maceio.al.gov.br. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, startups ou consórcio de empresas de todo Brasil, como explica o edital disponível também no portal. As melhores ideias receberão prêmios de até R$ 50 mil. A premiação é fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha.
“Queremos chegar ao final desses seis meses com soluções que sejam eficientes e que tragam melhorias para a população de Maceió", destacou Sérgio Túlio Cavalcante, secretário da Sedciti.
A coordenadora de inovação e tecnologia do Senai, Edjane Ferreira, falou sobre a importância da parceria entre o município e a instituição para fomentar a inovação e colocou toda a estrutura do Senai à disposição dos participantes do ciclo. Já a supervisora dos hubs de inovação e empreendedorismo, Nicolle Oliveira Alencar, destacou o ineditismo da ação.
"Pela primeira vez no país, uma secretaria municipal está fazendo um processo de inovação aberta utilizando esse novo modelo de licitações para facilitar uma possível contratação. Isso é algo que devemos nos orgulhar”, afirmou Nicolle.
*Secom Maceió