Aguarde. Carregando informações.
Geral

Sefaz Alagoas promove palestra do Contribuinte Arretado; saiba detalhes

Sefaz Alagoas promove palestra do Contribuinte Arretado; saiba detalhes

(Imagem: Ascom Sefaz/AL)

Por meio do Programa Contribuinte Arretado, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promoveu, nesta quinta-feira (14), mais uma palestra sobre procedimentos tributários. O evento reuniu auditores fiscais da Sefaz e cerca de 120 contadores alagoanos.

O encontro aconteceu no auditório do Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, em Jacarecica. A iniciativa deu oportunidade aos contadores de sanar dúvidas práticas e teóricas a respeito das malhas fiscais, escrituração e legislação.

"Este foi o momento de transmitir aos contadores a maneira correta, para que também se tornem disseminadores, permitindo que outros profissionais ajam corretamente, reduzindo assim as inconsistências”, disse a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira.

Os temas abordados foram: Malhas Fiscais: autorregularização de malhas fiscais, transporte incorreto de saldo credor; CDD - Substituição Tributária; Transferência de crédito do ICMS (Lei n° 9127/23 e IN n° 90/23), ICMS Frete FOB e FECOEP.

A gerente de Tributação, Elka Gonçalves, ressaltou que a palestra apresentou as novidades relacionadas à legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao cumprimento das obrigações acessórias. “Estamos visando à melhor compreensão de nossos procedimentos e possibilitando que prestem aos seus clientes o melhor serviço para manter a regularidade com o contribuinte do ICMS. Portanto, este encontro foi muito produtivo, e ficamos felizes em perceber que estamos contribuindo para a sociedade. A Sefaz está empenhada em oferecer um serviço de excelência a todos”, disse.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, enfatizou que essa é mais uma palestra que busca aproximar o fisco da classe contábil. “É fundamental a participação de todos. Por aqui, abordamos as mudanças na legislação, as questões relacionadas às malhas fiscais, nossas reivindicações e a importância dessa interação para os contabilistas e, consequentemente, para nossos clientes, os contribuintes. Sendo assim, que sigamos em frente com essa parceria entre o CRC-AL e a Sefaz”, mencionou.

Promovido pela Secretaria da Fazenda e CRC-AL, o evento também contou com o apoio do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), da Associação Dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Alagoas (Sescap-AL).

*Agência Alagoas