Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) recebeu entre os dias 24 e 26 de abril uma visita técnica da comitiva da Sefaz de Sergipe para dialogar sobre a estrutura organizacional da gerência de Fiscalização de Operações de Trânsito do órgão, incluindo a estrutura de cada chefia, os projetos em andamento e os sistemas utilizados por cada uma delas.
“Estes encontros são enriquecedores para ambas as partes, pois promovem uma valiosa troca de experiências. Tal interação impulsiona melhorias nas rotinas e nos procedimentos do nosso trabalho, por isso temos procurado fazer essas conversas com certa constância”, ressalta o superintendente de Fiscalização, Luiz Augusto Motta.
Na ocasião, foram realizadas visitas ao prédio-sede e ao Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, localizados em Maceió. Durante o intercâmbio de conhecimento, foram abordados a estrutura e a forma de atuação da Chefia de Fiscalização de Fronteiras (CFF) e da Chefia de Fiscalização Interna (CFI). Além disso, foram apresentados o sistema de Integração de integração Alerta Brasil, ONE e Córtex, bem como a Central de Monitoramento.
Os sistemas empregados nos postos fiscais, e a estrutura, forma de atuação e exemplos práticos de ação fiscal da Chefia de Operações Estratégicas (COE) também foram apresentados. A visita contou também, com uma visita à sede da Cia Fazendária, onde conheceram a estrutura organizacional e física da Polícia Fazendária e sua forma de atuação com a Sefaz-AL.
Segundo o gerente de Fiscalização de Operações de Trânsito da Sefaz-AL, Roberto Freire, essas visitas técnicas evidenciam as boas práticas que estão sendo utilizadas na pasta fazendária.
“Esse intercâmbio é fundamental para estabelecermos contato com o Fisco de outros estados. Assim, fortalecemos a cooperação e integração entre as instituições, pois atualmente é indispensável trabalhar de forma integrada, compartilhando as boas práticas de fiscalização e experiências” frisa o gerente.
A comitiva da Sefaz Sergipe contou com a presença da gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Roberta Argôlo, do coordenador do Centro de Operações de Trânsito (COE), Alberto Mota, e do analista de sistemas de trânsito, Jackson Tavares.
“Foram dias de grande aprendizado e troca de experiências. Conhecemos de perto as iniciativas bem-sucedidas implementadas pela Sefaz Alagoas. Retornamos gratos a todos que nos acolheram. A Sefaz Sergipe abre suas portas à Sefaz de Alagoas, pronta para receber seus membros com a mesma cordialidade e atenção que recebemos durante nossa visita”, salienta Roberta Argôlo.
*Agência Alagoas