Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Com o intuito de incentivar o público feminino ao empreendedorismo dentro da comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, realizou, nesta terça-feira (5), a 4ª edição do Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras. O projeto, que é anual, tem cunho terapêutico e busca despertar a valorização do empreendedorismo como ferramenta de independência e promoção da saúde mental às mulheres da região.
Desta vez, a ação contou com a presença de 21 expositoras (usuárias, servidoras da unidade e mulheres empreendedoras) e proporcionou um espaço de divulgação e comercialização de diversos produtos confeccionados manualmente, além do compartilhamento de experiências entre as participantes do evento.
Para a diretora da UBS Tereza Barbosa, Michele Gama, a iniciativa promovida pelo equipamento de saúde é uma forma de fortalecer o público feminino, apoiando mulheres empreendedoras do próprio território.
“Através dessa iniciativa, buscamos contemplar o público feminino, incentivando as mulheres empreendedoras e despertando na comunidade o reconhecimento das potencialidades dessa população no território, promovendo o consumo consciente através do engajamento do comércio local, da compra diretamente com quem produz”, destacou.
A 4ª edição do Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras contou com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Instituições de Ensino Superior (IES) e comunidade local.
Sobre o projeto
O projeto Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras teve início em 2017, com encontros de caráter terapêutico e bem-estar com usuárias e servidoras, para discutir sobre saúde e meio ambiente. No decorrer das reuniões foi desenvolvido a ideia de trabalhos manuais, com oficinas de bordado e crochê .O primeiro bazar foi realizado em 2019, transformando-se em um ação social e de empreendedorismo.
Atualmente a ação é aberta a todas as mulheres empreendedoras da comunidade, com inscrição para expositores, de modo a gerar empreendedorismo comunitário, fortalecer os laços e também um momento de confraternização e troca entre todos os participantes. Voltado para a saúde mental da mulher, o projeto tem viabilizado uma nova forma de terapia ocupacional na unidade e aproximação entre saúde, população e micro empreendedoras.
Usuárias, servidoras e mulheres empreendedoras da comunidade fizeram a exposição de seus produtos e compartilharam experiências. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió