Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A equipe da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) se reuniu na manhã desta sexta-feira (2), com farmacêuticos e representantes de estabelecimentos que atuam na área, a fim de orientar sobre o recebimento de receitas de medicamentos controlados. A capacitação foi dirigida para cerca de 50 responsáveis por farmácias da capital.
Realizada no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a reunião discutiu sobre o modelo padrão de solicitação de medicamentos, conforme preconizado pela portaria nº 344/1998, do Ministério da Saúde (MS), e reforçou os cuidados para evitar o recebimento de falsificação de receituários e assegurar diminuição de riscos na venda de remédios controlados.
Segundo o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Airton Santos, o intuito da reunião foi orientar farmacêuticos e representantes de farmácias para evitar o recebimento de receitas falsas, para que medicamentos controlados não sejam comercializados indevidamente.
Ainda de acordo com informações da Visa, comerciantes de farmácias teriam sido vítimas num suposto crime de falsificação de receitas de medicamentos controlados durante esta semana. A constatação ocorreu durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente ao órgão sanitário pelos estabelecimentos farmacêuticos, conforme preconizado pela portaria MS nº 344/1998.
“Receituários supostamente falsos de medicamentos controlados que foram identificados aqui na Capital, estão em circulação e remédios já foram comercializados. Essas receitas falsas causam um grande risco à saúde pública, dessa forma temos que nos manter atentos e com orientação adequada”, informou Airton Santos.
“Como essas receitas são confeccionadas pelo Estado, já foi realizada uma reunião com o Conselho Regional de Farmácia e também com a Vigilância Sanitária Estadual para alinharmos medidas preventivas para evitar essas irregularidades e os riscos à saúde do consumidor. Essa capacitação irá orientar diretamente quem atua em farmácias, para reprimir novas tentativas do golpe da receita falsa”, finalizou o chefe especial da Visa de Maceió.
*Redação com Assessoria