Quarta-Feira, 02 de abril de 2025
Quarta-Feira, 02 de abril de 2025
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início à construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Social (PMDS) para o período de 2026 a 2029.
O plano será um importante instrumento de gestão que orientará as ações, objetivos e metas da Política Pública de Assistência Social e Política de Direitos Humanos e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do município ao longo dos próximos quatro anos.
O objetivo central é criar um plano participativo e eficiente, que reflita as reais necessidades da população e contemple a contribuição de diferentes setores sociais.
O PMDS apresenta as diretrizes, objetivos, metas e indicadores que nortearão o trabalho da assistência social no município durante o próximo quadriênio. A construção do documento será realizada de forma coletiva e participativa ao longo de 2025, envolvendo diferentes etapas, como um seminário de sensibilização com as equipes técnicas, a realização de consultas públicas e oficinas locais de planejamento, sempre com a participação ativa de usuários, trabalhadores, gestores e demais atores sociais.
Até o momento, já foram realizadas a reunião de sensibilização da equipe, a apresentação do plano ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a primeira reunião descentralizada.
De acordo com a coordenadora de Planejamento, Íris Costa, o Plano Municipal de uma política é um instrumento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da referida política. A construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca 2026-2029, tem uma importância relevante, pois terá como objetivo consolidar as ações da Política Municipal de Assistência Social, mas também as ações da Política de Direitos Humanos e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos quatro anos.
“A construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Social é um marco fundamental para a política de assistência social em Arapiraca. Estamos dando um passo estratégico para garantir que as ações da nossa gestão sejam planejadas com base nas reais necessidades da população, sempre com diálogo aberto e participação ativa da sociedade. Nosso objetivo é construir um plano eficiente, que reflita o compromisso da Prefeitura de Arapiraca com a proteção social, os direitos humanos e a segurança alimentar e nutricional. A participação dos trabalhadores, gestores, usuários e de toda a comunidade será essencial para garantir que as políticas públicas avancem e proporcionem um impacto positivo na vida dos arapiraquenses”, destacou a a coordenadora.
Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a construção do plano é um momento que requer o envolvimento e o engajamento de toda a equipe de forma democrática.
*Assessoria