Aguarde. Carregando informações.
Interior

Arapiraca recebe Arena CRIA com ações diversificadas para população

Arapiraca recebe Arena CRIA com ações diversificadas para população

(Imagem: Morgana Oliveira)

A cidade-polo da região do Agreste recebe a Arena CRIA durante cinco dias consecutivos. De 6 a 10 de dezembro, o espaço, instalado no município de Arapiraca, estará disponível para novos cadastros e entrega do Cartão CRIA dos cadastramentos realizados no mês de agosto. 

Em ação abrangente e diversificada, dois Dias D ocorrerão no espaço. No dia 9, mais de 900 cestas básicas do estado de Alagoas serão distribuídas entre as beneficiárias do Cartão CRIA; no dia 10, será feita gratuitamente a emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Identidade para as pessoas cadastradas no Cartão. 

O valor do Cartão CRIA aumentou no mês de dezembro. As beneficiárias passarão a receber R$ 150 até a criança completar seis anos de idade. Já foram realizados mais de 100 mil cadastros em todo o estado. Somente em Arapiraca, 4.200 deles. A meta é chegar a 7.854 cadastramentos no município. Na Arena, 300 Cartões CRIA, de cadastros realizados em agosto, estarão disponíveis para as beneficiárias arapiraquenses. 

“O Programa Criança Alagoana é um sucesso em Alagoas. A Arena CRIA já esteve no Litoral Norte, na capital do estado e, hoje, estamos em Arapiraca. Nosso objetivo é acelerar o cadastro do Cartão CRIA, entregar os cartões já prontos e estar mais próximos das mães para que elas, o quanto antes, possam se cadastrar no Cartão CRIA. O Programa Criança Alagoana envolve três grandes pastas do Governo do Estado. A Assistência Social faz a gestão do Cartão CRIA. Este trabalho vem sendo realizado em todo o estado com a participação das secretarias municipais e é um sucesso por causa desta união”, disse Fabiana Pessoa, Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.

E complementou: “O recurso do Cartão CRIA vai diretamente para as mães. Isso é muito positivo, porque elas têm autonomia de usar o dinheiro naquilo que é de maior urgência para seu filho. Outra coisa muito boa é o recurso circulando no próprio município, com aumento da renda da população e a criação de novos empregos. Hoje, com mais de 100 mil cadastros efetivados, temos uma folha de pagamento de mais de 10 milhões em distribuídos em todo o estado”, complementou a titular da pasta. 

Maior programa estadual de transferência de renda do país, o Cartão CRIA destina-se a gestantes e mães de crianças até cinco anos de idade (60 meses) e crianças com a Síndrome Congênita por Zika Vírus até os seis anos de idade (72 meses), que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas