Aguarde. Carregando informações.
Interior

Casal instala novo inversor de frequência em estação do Benedito Bentes

Casal instala novo inversor de frequência em estação do Benedito Bentes

(Imagem: Assessoria)

Equipamento vai reduzir consumo de energia elétrica em torno de 15% a 20%

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Gerência de Suporte Técnico (Geste/Surem), implantou na sexta-feira (3), um inversor de frequência de 200cv, na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) do Benedito Bentes, em Maceió, com a função de variar a rotação do conjunto motobomba instalado no local. A instalação faz parte do programa de Eficiência Energética da empresa.

Anteriormente, durante a jornada de trabalho, os operadores de bombas tinham quer fazer várias manobras nos registros de descarga. Agora, após a instalação do novo equipamento, para atender a demanda solicitada basta apenas ajustar a rotação pelo potenciômetro do quadro de comando.

A nova peça vai garantir melhoria no controle operacional, reduções dos custos com eletricidade e manutenções dos equipamentos. De acordo com os cálculos, a Companhia terá uma economia de energia elétrica em torno de 15% a 20%.

O novo inversor foi montado pela equipe técnica da Supervisão de Manutenção (Supmanu/Surem), sob o comando de James Calheiros Silva, e contou com o apoio da Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem/Sutec).

Segundo o titular da Geste, Windson Lima Soares, é notória que a ação resultará na redução do consumo de energia. “Este trabalho de melhoria só é possível devido à ATA 15/2020 referente a aquisição de soft’s e inversores, os quais estão sendo utilizados para modernização tecnológica do nosso parque de produção. O custo com a aquisição e instalação foi de aproximadamente R$100 mil reais”, destacou.

*Ascom