Terça-Feira, 16 de dezembro de 2025
Terça-Feira, 16 de dezembro de 2025
A programação é gratuita e inclui oficinas, rodas de conversa e batizado
Na Rua Nossa das Dores, no bairro Senador Teotônio Vilela, periferia de Arapiraca, a Escola de Capoeira Água de Beber está em celebração. Entre os dias 17 e 21 de dezembro, o espaço recebe o Ciclo de Formação Ubuntu, cinco dias de atividades que mostram como a capoeira vai muito além do gingado e da música.

"Onde as políticas públicas não conseguem chegar na sua totalidade, a capoeira chega", conta Contra Mestre Cocão. "A capoeira consegue abraçar essa juventude, consegue dar sentido aos seus sonhos."
O ano de 2025 foi intenso para o ponto de cultura. Foram oferecidos cursos de informática, corte e costura com foco na moda afro-Agrestina, oficinas de audiovisual, aulas de capoeira. Houve encontros com a juventude, grupos de fortalecimento de vínculos. E uma conquista que enche os olhos de orgulho: a primeira turma do curso de História da África, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas, vai receber seus certificados durante o evento.
A programação começa no dia 16 de dezembro nas Batingas com atividade interna com Oficinas pra crianças e adolescentes e dia 17 tem uma mesa de diálogo sobre corpo, resistência e gênero na capoeira. A conversa reúne a Dra. Larissa Sátiro, da UFAL, e mestras que carregam sabedoria nos movimentos: Vaninha, do Quilombo Mameluco, Tonha e Cistina, do Quilombo Lunga, e a Contra Mestra Rasteirinha da Águia Negra. A noite encerra com Forrópoeira e maculelê do Instituto Bico de Fulo e Quilombolas do Mameluco e Lunga.
No dia 18, Contra Mestre Alemão, de Aracaju, conduz oficina de capoeira angola. No dia seguinte, é a vez de Mestre Robério Batista, do Ceará, compartilhar sua pedagogia da capoeira.
O dia 20 as atividades acontecem no o Sítio Serrotinho pela manhã e tarde com oficina de café de andu com Mestra Vaninha do Quilombo Mameluco, xarope quilombola com Mestra Tonha do Quilombo Lunga, Oficina de Caruru com Mestre Joaninha e oficina de Kalunga de pano com Mestra Cistina. À noite, a Comunidade de Batingas EVEC recebe apresentações de capoeira e maculelê.
O encerramento, no dia 21, traz o momento mais esperado: batizado e troca de cordas, quando capoeiristas sobem de graduação e novos praticantes são batizados na roda.
A Realização do O Ciclo de Formação Ubuntu é da Escola Água de Beber, em parceria com o projeto Memória e Produção em Territórios Culturais – AL, realizado conforme Termo de Fomento de nº 961409/2024 - celebrado com o Ministério da Cultura através do gabinete do deputado federal Paulão. O projeto é uma realização do Quintal Cultural, Movimento Povos das Lagoas e Quilombo Lunga, sob a coordenação-geral da produtora cultural Keka Rabelo.
Para a comunidade de Arapiraca e de Alagoas, o evento é uma oportunidade fortalecer a atuação da capoeira Agua de beber e seus Parceiros de outros segmentos ancestrais da cultura.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.
SERVIÇO Ciclo de Formação Ubuntu Data : 16 a 21 de dezembro Local: Centro Cultural de Capoeira Água de Beber - Rua Nossa das Dores, 150, Senador Teotônio Vilela, Arapiraca/AL Mais Informações e Assessoria de Imprensa: 82 98220 3194 / 99968-1560/ @cecab.arapiraca
*Assessoria