Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Interior

Com sessão especial, Pilar celebra três anos da reabertura do Cine Pilarense

Com sessão especial, Pilar celebra três anos da reabertura do Cine Pilarense

(Imagem: Assessoria)

Celebrado nesse segunda-feira (19), o Dia do Cinema Brasileiro foi mais que especial na cidade de Pilar. É que a Prefeitura preparou uma grande festa para comemorar os três anos de reabertura do Cine Pilarense, patrimônio histórico que enche de orgulho a população não apenas do Pilar, mas de toda Alagoas.

Aberto ao público, o evento contou com várias atrações, com direito a homenagens, apresentação de trio de forró pé de serra e degustação de comidas típicas. Tudo gratuito, como de costume.

Diretor do cinema, o historiador Sérgio Moares foi um dos palestrantes da noite. Na oportunidade, o escritor pilarense destacou a história do equipamento público que, inclusive, foi tema de Tese de Conclusão de Curso de outro filho da terra, o jornalista Matheus Guilherme – que, na mesma noite, apresentou sua pesquisa sobre a importância do cinema.

“O Cine Pilarense ressurgiu das cinzas na gestão do prefeito Renato Filho, que promoveu uma restauração completa de todo esse espaço. Hoje, o cinema acolhe toda a comunidade pilarense, bem como visitantes. E além dos filmes que exibimos gratuitamente, o nosso cinema também é usado para diversos eventos, como palestras e seminários”, salientou o diretor.

Para Matheus Guilherme, o Cine Pilarense tornou-se mais que um cinema de rua.

“Ele está totalmente diferente do que era no passado. Além de fazer um resgate da nossa história, hoje, o Cine Pilarense é um espaço moderno, com cadeiras acochadas e totalmente climatizado, mas sem perder sua essência e arquitetura original. E não apenas a sessão do cinema é gratuita, mas também tudo o que o público consome no seu interior. É, sem dúvida, um patrimônio histórico e um grande local de manifestação da cultura local, elevando o nome de Pilar e de Alagoas”, avaliou o pesquisador.

Prefeito de Pilar, Renato Filho, por sua vez, recordou o abandono do qual os amantes do cinema foram vítimas por mais de três décadas, período em que o cinema esteve fechado.

“Ele estava em ruínas. Muitos duvidaram de que seria possível recuperá-lo. Mas conseguimos. Hoje, o Cine Pilarense é um dos poucos cinemas de rua do país em funcionamento. Transformamos o nosso cinema em um espaço multieventos e que atende toda a população pilarense. E seguiremos firmes nesse trabalho de resgate, preservando a nossa história e valorizando nossa cultura”, garante o prefeito de Pilar.

*Assessoria