Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 29 de maio de 2024

Interior

Destaque em duas categorias, Arapiraca é finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Destaque em duas categorias, Arapiraca é finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

(Imagem: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca)

Arapiraca está no caminho certo para um desenvolvimento local cada vez mais pleno, fortalecendo áreas como o empreendedorismo e o turismo do município. Na próxima segunda-feira (15), às 18h30, na Associação Comercial de Maceió, a cidade participa da cerimônia de premiação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, do qual é finalista em duas categorias, concorrendo com mais 12 prefeituras.

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e reconhecidos pelo Sebrae é o de simplificação de processos burocráticos, que facilita o acesso de cidadãos e empresas a documentos necessários, que podem ser obtidos sem ao menos sair de casa.

O outro grande destaque arapiraquense reconhecido pelo prêmio é o Circuito de Festivais Gastronômicos, realizado em 2023, que contou com os festivais do Camarão, em abril, da Macaxeira, em setembro, e de Comida de Rua, em novembro. Com o sucesso consolidado, o circuito retorna com novas edições destes festivais e ainda duas novidades inéditas: o Festival do Cuscuz e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores.

O secretário Hibernon Cavalcante destaca que a ideia dos festivais deu tão certo, que o reconhecimento vem de todas as formas, incluindo na forma de inspiração a outros eventos que seguem a mesma proposta. “Graças aos festivais, o Sebrae nos incentivou a inscrever nesta competição, que começa de forma local, no estado de Alagoas, e depois a nível nacional. Nós estamos com estes dois programas inscritos, estamos bastante animados e também estamos notando que o exemplo que estamos dando aqui, está ecoando em outras cidades e até outros estados”, explicou.

Prefeito orgulhoso

Além de promover uma experiência gastronômica única, estes festivais também servem como um ponto de encontro entre consumidores, comercializadores e também os produtores de carcinicultura e agricultura familiar, um ponto fortemente destacado pelo prefeito Luciano Barbosa, que marca presença em todas as edições.

“Os festivais são momentos de convivência entre as pessoas, que vão lá para confraternizar e aproveitam para saborear uma proteína nobre a preço acessível, mas também são importantes para a economia local, porque incentivam o produtor e colocam a sociedade em contato com ele”, explica o prefeito.

*Assessoria