Quinta-Feira, 14 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 14 de novembro de 2024
Nos 136 anos de emancipação política de Piranhas, o governador Paulo Dantas contemplou a cidade com a entrega da primeira etapa do eixo viário Rota Encantada, que conta com 2 km de pavimentação asfáltica, e investimentos de R$ 6 milhões, oriundos de recursos próprios do tesouro estadual.
A obra de mobilidade urbana entregue nesse sábado (3), é mais uma opção de acesso ao Centro Histórico do município e levará benefícios para o turismo e a economia local. Ainda na ocasião, Paulo assinou convênio da segunda fase da alça viária e anunciou um pacote de ações, como a implantação de um trem.
"Em 2022, Piranhas recebeu 1 milhão de visitantes, e com esta obra, a expectativa é de que em 2023, a cidade atinja o recorde de visitantes", ressaltou o governador.
Com a meta de promover uma revolução desenvolvimentista no Estado, principalmente no Sertão Alagoano, a partir de políticas públicas que elevem a qualidade de vida das pessoas, Paulo inaugurou a primeira etapa do eixo viário Rota Encantada que contempla as áreas de mobilidade urbana, turismo e economia.
Além disso, Paulo assinou junto ao prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, e ao secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, o convênio da construção da segunda etapa do eixo viário, que será orçado em R$ 5,5 milhões e terá 5,5 km de extensão.
Paulo anunciou ainda um pacote de ações, a exemplo de duplicações e volta de um trem, que será implementado em Piranhas e cidades próximas, visando desenvolver o turismo regionalizado. "Vamos viabilizar um trem saindo de Piranhas até Delmiro Gouveia. Além disso, vamos unir esforços para fazer a duplicação da via urbana que vai de Delmiro Gouveia a Arapiraca para dar mais segurança na estrada e desenvolver o Sertão. E quem tiver em Delmiro, Piranhas e Olho D'água do Casado poderá ir a Maceió em vias duplicadas. E isso tudo significa melhor escoamento na produção, melhor mobilidade, valorização dos imóveis e segurança nas estradas", anunciou.
Para o prefeito Thiago Freitas, a alça viária é a maior obra de mobilidade urbana de Piranhas. "A alça viária é uma nova conexão que o turista terá disponível para ter acesso ao Centro Histórico de Piranhas. Além disso, a alça promoverá ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. Portanto, com esse eixo, toda essa área vai sofrer um boom imobiliário. Aqui, essa nova área irá gerar emprego e renda e promoverá o desenvolvimento", agradeceu Thiago Freitas, comungando da mesma expectativa de Paulo de que neste ano, o turismo em Piranhas baterá o recorde de visitantes.
Presente à solenidade de entrega do equipamento, o deputado estadual Inácio Loiola também destacou a importância da obra para o turismo local. "Essa obra é de fundamental importância para a principal atividade econômica de Piranhas, que é o turismo", frisou Inácio Loiola.
Quem também esteve prestigiando a solenidade foi o deputado federal Marx Beltrão, que elogiou a obra e parabenizou o governador. "Governador Paulo Dantas, parabéns pela iniciativa de inaugurar essa obra tão importante para a cidade de Piranhas e também para o turismo alagoano", ressaltou Marx Beltrão.
O também deputado federal Rafael Brito ressaltou o empenho de Paulo em conduzir as ações de forma dinâmica e comprometida. "Alagoas tem dado um salto de qualidade e de evolução com o ritmo de Paulo Dantas, que não para de inaugurar obras e assinar ordens de serviço", destacou Rafael Brito.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Melina Freitas, agradeceu o governador pela inauguração da primeira etapa da alça viária e por ter assinado o convênio para a construção da segunda fase da obra."O eixo viário é uma obra tão importante para a nossa cidade, quanto para o nosso Estado, pois amplia a mobilidade urbana, fomenta o nosso turismo e consequentemente irá aquecer a economia local. Além disso, quero agradecer o governador Paulo por já assinar a segunda etapa do eixo viário que vai fomentar o turismo e aquecer a economia e garante o desenvolvimento do Alto Sertão Alagoano", disse Melina Freitas.
Também estiveram presentes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Washington Luiz; o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa; a procuradora-geral do Estado, Sâmia Suruagy; a secretária de Estado da Fazenda, Roseane Santos, os prefeitos de Wagnei Dantas (Batalha), Ziane Costa (Delmiro Gouveia), Jaime Mercado (Palestina) e Erivaldo Mandú (Mata Grande), o presidente da Câmara de Vereadores de Piranhas, Agilson Ferreira Barros, o Xôxo, além de vereadores da cidades e empresários e outras autoridades.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas