Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá suspender o funcionamento da coleta de sangue neste sábado (15). A medida será adotada para a realização de manutenção predial na sede do órgão, que está situado no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa. Já as Unidades de Maceió, no Trapiche e Via Expressa, irão funcionar normalmente, das 7h30 às 17h.
Entretanto, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O atendimento aos doadores de sangue será retomado na segunda-feira (17), a partir de 7h.
Segundo a supervisora do Hemoal Arapiraca, assistente social Aurélia Fernandes, a suspensão excepcional da coleta de sangue neste sábado (15) é necessária para que o prédio passe por reparos, visando acolher com segurança e conforto os doadores de sangue, pacientes hematológicos e os servidores.
“As manutenções preventivas e corretivas são necessárias, sempre com o propósito de evitar problemas graves na estrutura predial, elétrica e hidráulica”, pontuou.
Quem pode doar
Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. É necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para autorizarem o procedimento.
A portaria do Ministério da Saúde (MS) proíbe a doação de sangue dem pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de doar.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas