Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 29 de maio de 2024

Interior

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca neste sábado (20)

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca neste sábado (20)

(Imagem: Anderson Oliveira / Ascom Sesau)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue em Arapiraca neste sábado (20). A ação externa vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Oops Telecom, situada na rua professor Domingos Correia, no bairro São Luiz.

Com as coletas externas, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue. Simultaneamente, o hemocentro também mantém o estoque de sangue estabilizado, visando atender às transfusões nos hospitais e maternidades de Alagoas.

Conforme o Ministério da Saúde, existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. Além de ter idade entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, é obrigatório estar bem de saúde para doar sangue.

O MS exige, ainda, que o voluntário porte um documento de identificação com foto e esteja alimentado no momento da doação, evitando apenas alimentos gordurosos. É vetada a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas seis horas que antecedem o procedimento.

 

Caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação de sangue é proibida. Quanto aos candidatos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante um ano.

*Agência Alagoas