Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025

Interior

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira (18)

Ação vai ocorrer no horário das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Tércio Wanderley

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira (18)

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL)

Com a finalidade de garantir estoque estabilizado para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (18), coleta externa de sangue em Coruripe. A ação itinerante vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão, das 9h às 16h, situada no bairro Tércio Wanderley. De acordo com os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), para doar sangue, é necessário estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos e pesar no mínimo de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.

Quanto aos candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impossibilitados de doar sangue durante um ano.

Os candidatos a doação de sangue devem ter dormido pelo menos 6h durante a noite anterior, e não podem ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação. Os doadores habituais devem respeitar um intervalo mínimo de dois meses, se forem homens, e de três, se forem mulheres, segundo portaria do Ministério da Saúde.

*Ascom Hemoal