Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A reunião de integrantes da Rede Integrada pela Paz no Trânsito, realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Arapiraca, alinhou as ações que cada instituição vai realizar durante o Maio Amarelo, mês destacado para a conscientização da população mundial a respeito do elevado índice de mortes e feridos no trânsito. Participaram da reunião representantes do MPE, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 3° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Dismoto Honda, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e a Unidade Arapiraca Sest Senat.
As entidades programaram ações durante todo o mês de maio, com atividades educativas, fiscalização e palestras. No caso do HEA, as ações serão realizadas pela equipe do programa Preparando a Volta para Casa, com palestras envolvendo especialistas em trânsito, falando sobre prevenção e segurança para familiares de vítimas de acidentes. Também serão promovidas atividades envolvendo o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Brinquedoteca Alegre e Brinque, ambos do HEA.
A Rede Integrada Pela Paz no Trânsito foi criada em dezembro de 2023 com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre segurança no trânsito em Arapiraca.
“A missão da Rede Integrada Pela Paz no Trânsito é contribuir para que a gente diminua o sofrimento, essa dor, essas mortes no trânsito. A intenção é que tenhamos um trânsito de paz, de cooperação, de respeito. Vamos trabalhar, estamos motivados a trabalhar integrados, cada um fazendo o seu papel, ajudando uns aos outros. A gente convoca a população para que, quando for para o trânsito, vá com mais tranquilidade, mais paz, mais paciência, para que todos cheguem ao destino”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Paranhos, titular da 4ª Vara de Promotoria de Justiça de Arapiraca e idealizador da Rede Integrada.
Na programação do Maio Amarelo, o Detran Alagoas vai realizar um seminário nacional.
"Traremos especialistas do país para debater o tema, mas também vamos realçar as boas práticas que estão acontecendo no Estado. A Rede Integrada pela Paz no Trânsito tem sido um case bem interessante que a gente quer mostrar e que pode ser aplicado em outros municípios do estado, sempre com a intenção de salvar vidas no trânsito. A proposta do trabalho intersetorial está alinhado com o projeto de descentralização do trabalho educativo desenvolvido pela superintendência de educação do Detran e que também será apresentado no seminário nacional”, explicou Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran Alagoas e coordenadora da Rede Integrada.
Com as ações das entidades voltadas para a educação e fiscalização, a expectativa é que o número de vítimas de acidentes tenha uma redução, impactando diretamente no trabalho dos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste.
“A gente vê que tudo está relacionado: Ministério Público, educação para o trânsito, fiscalização e o acolhimento aos acidentados. Todos temos o mesmo objetivo que é resguardar as vidas. Este trabalho de conscientização sobre a prevenção de acidentes para promover a paz no trânsito é de grande-valia para diminuir a quantidade de vítimas”, avaliou o médico Vanderly Oliveira, diretor-médico do HEA.
*Agência Alagoas