Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Moradores da cidade de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, fecharam na manhã desta terça-feira (18) a AL-215 em protesto por falta d'água e problemas de infraestrutura na região.
Os moradores usam pneus para bloquear a rodovia nos dois sentidos. O protesto começou antes das 7h e a Polícia Militar esteve no local. Por volta de 9h, o protesto foi encerrado. Os moradores queriam uma reunião com um representantes da Prefeitura no local do protesto. Entretanto, uma comissão foi até a prefeitura e conversou com o secretário de Infraestrutura.
"O secretário se comprometeu a fazer medidas paliativas urgentes, para minimizar os problemas até que algo mais duradouro seja feito. Mas se esquecer de todas as nossas pautas. Será agenda uma audiência pública aqui nos loteamentos mais afetados, para que os moradores sejam ouvido, até o fim do dia será definida a data", disse a moradora Vanessa Vieira.
Por meio de nota a Prefeitura disse que sabe sobre os problema da falta d'água na região, mas que a responsabilidade do abastecimento é da BRK e que o poder de fiscalização e eventuais penalizações recaem sob responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).
Sobre a falta de infraestrutura, o Município informou que devem ser investidos R$ 17 milhões em obras de pavimentação e drenagem de diversas ruas do Francês (incluindo os Loteamentos Encontro do Mar e Luar do Francês).
A BRK também se manifestou através de nota e informou que no fim de semana foram registradas intercorrências que ocasionaram paralisações emergenciais. Disse ainda que os sistemas de abastcimento de água estão operando normalmente e afirmou que "a empresa está em contato com os moradores e tenta uma agenda com as lideranças do protesto desde essa segunda-feira (17) para entender as reivindicações, que são pontuais (leia abaixo a nota na íntegra).
Nota BRK
A BRK informa que todos os sistemas de abastecimento de água em Marechal Deodoro operam normalmente. A empresa está em contato com os moradores e tenta uma agenda com as lideranças do protesto desde essa segunda-feira (17) para entender as reivindicações, que são pontuais.
No último fim de semana, foram registradas intercorrências que ocasionaram paralisações emergenciais. No Francês, uma instalação de postes pela distribuidora de energia elétrica atingiu algumas redes de distribuição de água e ocasionou um vazamento de grande porte na região, que foi reparado pelas equipes técnicas.
Além disso, a BRK trabalhou na substituição da adutora de água tratada que abastece Massagueira. A tubulação de 160 metros que fica submersa na Lagoa Manguaba havia sido rompida e as equipes concluíram o serviço em menos de 48 horas, enquanto dezenas de caminhões-pipa foram enviados para o atendimento emergencial da população.
*G1/AL