Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Nesta segunda-feira (4), o hall de entrada do Centro Administrativo foi preenchido com cultura, arte e sensibilidade. A Prefeitura recebeu a exposição “Olhar Especial”, que consiste em registros fotógrafos realizados por pessoas com deficiência que fazem parte do corpo discente do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi de Arapiraca (CAEEP).
A exposição, que foi contemplada através da Lei Paulo Gustavo, é composta por impressões fine art destas imagens, que têm como tema a cultura regional e foram resultado de uma oficina de fotografia com celular realizada em 2021. “Olhar Especial” já passou pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e fica exposta no Centro Administrativo até sexta-feira (8).
A programação ainda inclui dois campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Santana do Ipanema e União dos Palmares. Ao término do calendário de exposições, as obras serão leiloadas em um evento realizado pela Pestalozzi, com 50% da arrecadação sendo destinada à instituição e outros 50% distribuídos entre os alunos que participaram do projeto.
O objetivo da ação é promover a inclusão da pessoa com deficiência na academia, promovendo diálogos inclusivos e democráticos com alunos de nível básico, médio, técnico e superior. Este contato é importante para dar visibilidade à arte da PcD, para que ela seja vista como uma ferramenta inclusiva.
Inclusão social é uma das grandes mensagens contidas, ainda que de forma implícita, nas fotografias expostas. É o retrato do olhar desta comunidade sobre as manifestações culturais do Estado de Alagoas, um olhar especial e cheio de sensibilidade e nuances ricas sobre a superação de adversidades pessoais.
*Assessoria