Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026
Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026
A Paixão de Cristo de São Miguel dos Campos, em Alagoas, chega em 2026 a um marco histórico: 30 anos de espetáculo, consolidando-se como uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do estado. Para celebrar essa trajetória vitoriosa, será realizada uma grande celebração no próximo dia 29 de janeiro (quinta-feira), com o lançamento de um documentário que retrata parte da história, dos desafios e das conquistas do projeto ao longo de três décadas.

O evento acontecerá em um espaço de forte simbolismo para o município: as ruínas da antiga Fábrica Vera Cruz, local que por muitos anos movimentou a economia local. O espaço será especialmente preparado e iluminado, promovendo um verdadeiro resgate da memória histórica e cultural de São Miguel dos Campos.

Durante a celebração, também serão entregues troféus de reconhecimento a atores, produtores e apoiadores que, ao longo desses 30 anos, contribuíram de forma significativa para a continuidade e fortalecimento do espetáculo, hoje considerado uma tradição cultural da cidade. Entre os convidados estão integrantes antigos do elenco, produtores, empresários e representantes da sociedade civil.

A realização do evento é da Associação Teatral Arte e Fé (ATAF), entidade responsável pela Paixão de Cristo de São Miguel dos Campos e que possui reconhecimento como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Em 2024, o espetáculo conquistou mais um importante reconhecimento ao ser declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas, além de integrar oficialmente o Calendário Turístico e de Eventos do Estado.

Neste ano, o espetáculo da Paixão de Cristo acontecerá nos dias 03 e 04 de abril, às 19h, na Praça de Eventos da cidade. A montagem contará com uma grande estrutura de palco, som e iluminação, além da renovação de figurinos, cenas inéditas e a participação especial de atores que estiveram presentes no início dessa trajetória.

Totalmente gratuito, o espetáculo reafirma seu papel como um importante instrumento de inclusão social, democratizando o acesso à cultura e fortalecendo a identidade artística, religiosa e histórica de São Miguel dos Campos e de Alagoas.
*Ascom Prefeitura de São Miguel dos Campos