Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou mais um Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em solenidade realizada nesta segunda-feira (14), no auditório da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), em Maceió, e que contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de várias regiões do estado. Prefeito de Pilar, Renato Filho também marcou presença, atendendo a convite da diretoria do Sebrae Alagoas, para falar sobre a experiência de ter conquistado a edição nacional, em 2022.
Diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages destacou a efetiva participação dos gestores no ano passado, quando o prefeito Renato Filho venceu a edição nacional na categoria Cidade Empreendedora. “Não conseguiríamos alcançar o pequeno negócio sem o apoio dos prefeitos que atentam verdadeiramente para a importância da educação empreendedora. Portanto, a participação de todos é muito importante para o Sebrae”, afirmou o diretor.
O prefeito Renato Filho reafirmou a satisfação de poder representar Alagoas. O projeto “Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora” foi um dos 1.615 inscritos por 1.327 gestores de municípios brasileiros que concorreram ao prêmio no ano passado, abarcando iniciativas como a criação do Banco Pop, que ampliou a oferta de crédito para micro e pequenos empresários.
“Foi a primeira vez em 20 anos que uma cidade de Alagoas venceu o Prêmio Sebrae, que proporciona credibilidade ao município. Foi uma sensação indescritível competir com capitais como Recife. Mas essa conquista também aumenta a nossa responsabilidade, para que possamos, com uma gestão inovadora, fazer cada vez mais entregas importantes para a população. E quem sai ganhando com tudo isso são aquelas pessoas que mais precisam do poder público”, avaliou o prefeito, que também esteve no evento Transformar Juntos, realizado no início deste mês de agosto, em Brasília-DF, onde falou para mais de dois mil gestores durante o lançamento da edição nacional do Prêmio Sebrae.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, confirmou o alcance da parceria com o Sebrae, reforçando a qualidade dos projetos desenvolvidos em Alagoas. “Essa competição precisa existir porque é muito salutar e incentiva o empreendedorismo, contribuindo, assim, para a geração de emprego e renda nas cidades. Não à toa, tivemos vários finalistas na edição nacional, com o prefeito Renato Filho saindo vencedor e inspirando novas ideias Brasil afora”, comentou o também prefeito de Cacimbinhas.
Este ano, a 12ª edição do evento criado para reconhecer e valorizar práticas que melhorem o ambiente de negócios, estimulando a inovação no setor público, terá dez categorias. São elas: simplificação e fomento ao empreendedorismo; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva; turismo e identidade territorial; sustentabilidade e meio ambiente; empreendedorismo rural; governança territorial; e cidade empreendedora.
Podem concorrer prefeitos e prefeitas dos 102 municípios alagoanos que tenham implementado ações exitosas e com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. As inscrições podem ser feitas, a partir desta terça-feira (15), por meio do site prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.
*Ascom Pilar