Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
As chuvas fortes que atingiram Alagoas nesta sexta-feira (7) fizeram os rios Jacuípe, Canhoto e Mundaú transbordarem, alagando algumas cidades do interior. Até o momento não há um balanço do número de famílias desalojadas e desabrigadas nessas regiões.
Atenção! Maceió e mais 51 cidades do interior estão com um alerta vermelho de chuvas em vigência. A previsão é de que as chuvas continuem no sábado (8) e no domingo (9).
O rio Jacuípe transbordou em Colônia Leopoldina e Jacuípe às 16h. Alagamentos também foram registrados na cidade de Ibateguara.
Em São José da Laje, o Rio Canhoto, que deságua no Rio Mundaú, transbordou às 19h15. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que a água atingiu a cabeceira da ponte.
O rio Mundaú transbordou em União dos Palmares e o nível ultrapassou as contas de atenção nos municípios de Palmeirina, Correntes, Canhotinho (PE), Murici e Rio Largo.
Inmet emite Alerta vermelho para Alagoas e indica grande perigo de transbordamentos e deslizamentos; Confira
Inmet emite alerta vermelho de chuvas para Alagoas — Foto: Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho (grande perigo) para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos em Maceió e 51 cidades do interior de Alagoas. O aviso teve início às 20h01 da sexta-feira (7) e é válido até as 10h deste sábado (8).
Outros dois alertas de chuvas, um na cor laranja (perigo) e outro amarelo (perigo potencial), já estavam em vigência no estado.
Nesta sexta, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh-AL) já havia emitido um alerta vermelho para a região metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata.
Os volumes de chuvas nessas regiões podem continuar elevados até o domingo (9), por isso é grande o risco de alagamentos e deslizamentos.
*Redação com G1