Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) capacitou os profissionais que atuam nas Bases Descentralizadas (BD) dos municípios de Teotônio Vilela e Coruripe sobre protocolos e procedimentos de urgência, emergência e regulação médica. A ação, realizada durante esta semana, faz parte do Projeto Núcleo de Educação Permanente Itinerante, que tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos socorristas e, com isso, realizar um atendimento de excelência em todo o Estado.
Além de se atualizar sobre os novos protocolos de atendimentos, os socorristas das Bases Descentralizadas de Coruripe e Teotônio Vilela tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas. O treinamento, que teve como instrutores o médico Jack Emerson Barros, a técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves e o condutor socorrista Ricardo Souza, ocorreu por meio de aulas teóricas e práticas, possibilitando que os profissionais pudessem simular situações reais que ocorrem durante as ocorrências atendidas.
"O principal objetivo da educação permanente, como o próprio nome indica, é atualização constante dos conhecimentos. O foco é a busca pela excelência dos atendimentos, possibilitando que possamos salvar mais vidas", destacou o coordenador geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, atualizar os conhecimentos é fundamental para o exercício da atividade de socorrista. "Todo profissional deve se aperfeiçoar naquilo que faz, seja em qualquer área que ele atue, e a da saúde não é diferente. Os protocolos e procedimentos mudam, por isso é preciso que os socorristas estejam atentos a esse novo conhecimento, objetivando que o atendimento seja o melhor possível", salientou.
Conteúdos
Nos novos conteúdos foram discutidos os procedimentos e protocolos que os socorristas aplicam diariamente nas ocorrências, a exemplo da segurança na cena do acidente, ou seja, como deve ser sinalizada a ambulância no local da ocorrência. Também foram abordados temas como o Suporte Básico de Vida (SBV) em crianças e adultos, bem como o conjunto de procedimentos aplicados no dia a dia e que têm como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória.
A capacitação também abordou procedimentos relacionados à restrição de movimentos de vítima com politraumatismo, que ocorre nos casos de retirada de capacete, o uso de colar cervical, o pranchamento, além de técnicas e princípios que devem ser respeitados para que os atendimentos cumpram com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde (MS), sejam eles relativos à urgência e emergência, como as regulações médicas, cuidados, riscos e condutas dos profissionais.
Agilizar os Atendimentos
Para o coordenador da Base Descentralizada do Samu de Teotônio Vilela, enfermeiro Wilkson Barros, o treinamento foi uma excelente oportunidade para que os profissionais aprimorem seus conhecimentos. "Além disso, tirar as dúvidas sobre os novos procedimentos melhora, ainda mais, a qualidade do atendimento que os profissionais realizam diariamente", comentou.
Os treinamentos constantes são de fundamental importância para a equipe que está no dia a dia, fazendo o atendimento, possa assegurar assistência ainda mais qualificada. "Estamos bastante satisfeitos pela atualização dos conhecimentos e espero que a equipe do Samu venha mais vezes fazer novos treinamentos, objetivando que possamos atender, cada vez melhor, a nossa população", ressaltou a coordenadora de assistência da Base Descentralizada de Coruripe, enfermeira Kássia Katiele dos Santos Lins.
"A atualização dos conhecimentos e a interação da coordenação do Samu com as Bases Descentralizadas é fundamental para agilizar os atendimentos", destacou a coordenadora administrativa da Base Descentralizada de Coruripe, enfermeira Ana Patrícia Tavares.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas