Quinta-Feira, 05 de dezembro de 2024
Quinta-Feira, 05 de dezembro de 2024
A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, representou o governador Paulo Dantas na Conferência Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ocorrida no município de Batalha, sertão de Alagoas, na terça-feira (6). Na oportunidade, representantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sociedade e autoridades puderam debater acerca do tema escolhido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para as conferências do ano de 2023, no âmbito municipal, estadual e nacional. O tema é “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos".
Os outros 101 municípios de Alagoas também irão debater sobre este tema e propor melhorias para o Suas. Todas as conferências municipais precisam ser realizadas até o dia 15 de julho. Após essa data, os representantes de cada cidade devem encaminhar os seus respectivos relatórios para o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
"Estes momentos com os municípios são de extrema importância para que o Estado execute um bom planejamento. Nós criamos na Seades, durante esta gestão, uma superintendência de transferência de renda para trabalhar o CadÚnico. Eu convoco a todos os municípios a intensificarem as ações de busca ativa", disse a secretária Kátia Born.
Com base nos relatórios municipais, a Seades, por meio do Conselho, irá planejar e promover nos dias 5 e 6 de outubro a 14ª Conferência Estadual da Assistência Social, em Maceió. Já a 13ª Conferência Nacional, promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), ocorrerá entre os dias 5 a 8 de dezembro.
Participaram do evento, entre outras personalidades, a secretária municipal da Casa Civil, Vilma Leandro; o presidente da Câmara de Vereadores de Batalha, Waldeck Barros; a procuradora do município, Alana Mendes, a secretária municipal de Assistência Social, Jardilina Azevedo, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Regina Peixoto, representante da sociedade civil Ivaniza Leite, trabalhador do Suas Geizianny Oliveira, além da conferencista Rita Vieira.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas