Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Interior

Seades participa da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Belém

Seades participa da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Belém

(Imagem: Assessoria)

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, participou da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Belém, no Agreste de Alagoas, nesta quarta-feira (14). O encontro faz parte de um cronograma extenso de conferências dos 102 municípios do estado, que vão ocorrer até o dia 15 de julho.

Representantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sociedade e autoridades puderam debater sobre o tema Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos, escolhido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para as conferências do ano de 2023, no âmbito municipal, estadual e nacional. As palestras têm como objetivo subsidiar as discussões nos grupos de trabalho contemplando o tema e os eixos da conferência, à luz da realidade local.

Com base nos relatórios municipais, os vinte e seis estados, além do Distrito Federal,vão promover conferências estaduais entre os dias 16 de agosto a 16 de outubro de 2023. Em Alagoas, a 14ª Conferência Estadual da Assistência Social será nos dias 5 e 6 de outubro em Maceió.

O Conselho Nacional de Assistência Social realizará a 13ª Conferência Nacional da Assistência Social entre os dias 5 a 8 de dezembro, em Brasília. Na oportunidade, a realidade de cada estado será apresentada, assim como melhorias que podem ser executadas.

A estrutura construída no SUAS será de fundamental importância para que o governo possa cumprir seus compromissos de atendimento à população mais vulnerável economicamente e combater a fome que voltou a assombrar o país. Indicadores apontam que o Sistema conta com cerca de 12 mil unidades em todo o país e integra mais de 600 mil trabalhadores, sem contar voluntários e colaboradores.

Participaram do evento, entre outras personalidades, o secretário municipal de Assistência social, Reginaldo Silva; representante da prefeitura de Belém, Anderson Bonfim; a presidente da Conselho Municipal de Assistência Social, Cícera Maria; o vereador, Carlos Ramos; a secretária municipal de Assistência Social de Maribondo, Elisangela Melo; usuária do Suas Rejane Soares, além da conferencista Rita Vieira.

Os cinco eixos da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social são:

EIXO 1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA : A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas