Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 08 de dezembro de 2021

Interior

Teotônio Vilela se mantém no topo com o melhor indicador na Atenção Básica

Teotônio Vilela se mantém no topo com o melhor indicador na Atenção Básica

(Imagem: Assessoria)

Primeiro colocado em Alagoas, Teotônio Vilela se mantém no topo com o melhor indicador na Atenção Básica do Estado e avança no ranking nacional ocupando o 5° melhor lugar do país no desempenho dos indicadores do Previne Brasil do Ministério da Saúde.


Comemorando a sequência de resultados positivos, a Secretária de Saúde do Município de Teotônio Vilela, Izabelle Pereira, disse ser difícil chegar ao percentual de melhor índicador de saúde, mas que os resultados têm exigido ainda mais investimentos, dedicação e sacrifícios.


"É gratificante, quadrimestre a quadrimestre, entegar para as famílias Vilelenses uma das melhores saúde do país, acessível, resolutiva e gratuita. Essa é uma conquista de toda à gestão municipal, fruto dos investimentos do Prefeito Peu Pereira, numa decisão conjunta para que à população tenha uma saúde ainda mais humanizada, eficiente e integral. Afirmou Izabelle Pereira.

Nas últimas cinco avaliações do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mensura a qualidade da Atenção Básica, o município de Teotônio Vilela continua se destacando no cenário nacional e segue avançando. Dessa vez, na última avaliação, divulgada dia(05),  a saúde do município conseguiu o feito de  alcançar à nota máxima permitida pelo programa, nota 10, atingindo todos os indicadores, pré-natal, saúde da mulher e doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão e diabetes). Essa avaliação mantém o município em 1° lugar com a melhor Atenção Primária à Saúde do estado de Alagoas e no ranking nacional ficando com a 5° melhor Atenção Básica do País..

"Com muitos investimentos na Atenção Primária, planejamento estratégico, qualificação profissional, dedicação de cada colaborador que faz a atenção básica, organização do processo de trabalho, monitoramento e avaliações periódicas, a Secretaria de Saúde de Teotônio Vilela segue avançando e se concretizando como referência nacional no âmbito da saúde pública municipal", afirmou Izabelle Pereira.

Teotônio Vilela, cidade administrada pelo Prefeito Peu Pereira, tem mais de 44 mil habitantes, e à Atenção Básica é composta por 19 equipes de saúde da família, todas com equipes de saúde bucal integrada.

"Em nossa gestão temos a Atenção Primária como prioridade e ela tem sido de extrema importância e se tornado protagonista dentro na nossa rede de atenção a saúde.  Ela é porta de entrada, organizadora do cuidado, resolutiva e, acima de tudo, atende às necessidades de saúde dos nossos usuários do SUS, ponderou o Gestor Municipal.

A Secretaria de Saúde ainda lembrou o papel estratégico da Atenção Básica e parabenizou o empenho das equipes de saúde no contexto da Pandemia que tiveram papel estratégico na conscientização e no monitoramento, permitindo com isso, identificação precoce de casos e incidências.

"Trabalhamos com metas e indicadores desde o início da gestão, sei o quanto às nossas equipes de saúde da família são qualificadas, competentes e responsáveis, o quanto o gestor municipal e os parceiros políticos têm investido em Teotônio Vilela, e esse resultado chega para premiar a todos nós que fazemos a saúde do município. Percebo que estamos no caminho certo, que os esforços estão valendo a pena e que, acima de tudo, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos vilelenses",  concluiu Izabelle Pereira.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria