Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, onde também é esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida de cada cidadão.
No dia 14 de abril de 2021, foi inaugurada pelo prefeito George Clemente, e o vice Dr. Benildo, a Unidade de Capacitação Vera Cruz, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDECTI), local onde são ofertados diversos cursos da área de corte, costura e modelagem para qualificar os miguelenses para o mercado de Moda e Vestuário. Na mesma unidade, já foram certificadas centenas de pessoas que saíram prontos para atuarem na área, contratados por alguma empresa do ramo ou até mesmo empreendendo e construindo seu próprio negócio.
E neste mês de agosto está acontecendo mais um curso na unidade, o de Costureiro Industrial de Vestuário, curso esse que tem o objetivo de capacitar os alunos para a Indústria de Vestuário, mais precisamente, para a área de costura, ou confecção de peças do vestuário, onde são duas turmas que formam mais de 15 alunos aprendendo e se desenvolvendo na área.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Leiva, frisou: “As formações e os cursos realizados na Unidade de Capacitação Vera Cruz são muito importantes, pois garantem a qualificação da mão de obra que será utilizada pelas unidades que estão se instalando no município no setor de vestuário, bem como permite aos alunos a formação necessária para que eles possam criar os seus próprios empreendimentos.”
É importante também frisar o ambiente construído ao redor na unidade de capacitação, pois, vizinhos à unidade estão instaladas 02 fábricas no ramo do vestuário, a Fábrica Flor de Murici, do empresário Chico Acioli e a Fábrica CorteFabril da empresária Lara Amorim; fábricas essas que já empregaram alguns dos diversos alunos que saíram qualificados pelos cursos realizados na Unidade de Capacitação e prontos para atuarem no mercado.
A Gestora Administrativa da Fábrica Flor de Murici, Karine Acioli fala: “A Flor de Murici chega ao seu primeiro ano instalada na cidade de São Miguel dos Campos com o sentimento de gratidão, não só pelo apoio dado pelo prefeito George Clemente e ao secretário Álvaro Leiva, mas também ao próprio povo que tem nos acolhido. Escolher São Miguel dos Campos para operar a fábrica de confecção, deu-se por encontrar aqui profissionais capacitados pelo Centro de Formação Vera Cruz, assim conseguimos formar um quadro de colaboradoras locais, gerando o primeiro emprego e renda ao município. A Flor de Murici desenvolve suas atividades com responsabilidade e compromisso social em busca de crescimento e permanência produtiva no município de São Miguel dos Campos.”
"O Desenvolvimento Econômico está acontecendo e crescendo a cada dia, desde o início, este é o compromisso com a população miguelense: o aumento de empregos e renda a todos", concluiu o prefeito George Clemente.
*Assessoria