Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Internacional

Ataque russo com mísseis mata 17 pessoas no norte da Ucrânia

Ataque russo com mísseis mata 17 pessoas no norte da Ucrânia

(Imagem: Divulgação via REUTERS)

Três mísseis russos atingiram o centro da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, nesta quarta-feira (17), matando pelo menos 17 pessoas, ferindo dezenas e danificando edifícios civis, disseram autoridades.

O presidente Volodymyr Zelensky pediu aos aliados de Kiev que se apressassem em apoiar a defesa aérea depois que a cidade, que tinha uma população pré-guerra de 300 mil habitantes, se tornou o mais recente alvo de uma intensificação da campanha de ataque aéreo russo.

“Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo para combater o terror russo tivesse sido suficiente”, escreveu Zelensky no aplicativo de mensagens Telegram.

Vídeos obtidos pela Reuters mostraram chamas e colunas de fumaça negra subindo sobre Chernihiv, que fica a cerca de 150 km (95 milhas) da capital Kiev e cerca de 80 km (50 milhas) da fronteira com a Rússia.

Três explosões atravessaram uma área central movimentada da cidade logo após às 9h, hora local, destruindo um hotel, disseram autoridades.

O ataque também danificou vários edifícios residenciais de vários andares, um hospital, um centro de educação e dezenas de carros particulares, disseram autoridades.

“Infelizmente, a Rússia continua a se envolver em atividades terroristas contra civis e infraestrutura civil, como confirmado por este ataque a Chernihiv mais uma vez”, disse o prefeito interino Oleksandr Lomako na televisão nacional.

Sessenta pessoas, incluindo três crianças, foram feridas, segundo os serviços de emergência.

A Rússia, que nega ter civis como alvo, atacou com três mísseis de cruzeiro Iskander, disse o governador Vyacheslav Chaus à emissora pública Suspilne.

Abrigo em porões

“Ainda não recuperei completamente os sentidos e não entendo tudo o que aconteceu. O principal para mim é que meu filho na escola estava em um porão (abrigo)”, disse a moradora local Iryna, de 35 anos, à Reuters.

“A escola fica perto e eu estava mais preocupada com eles para ter tempo suficiente para descer.”

As escolas estão equipadas com abrigos em porões para crianças e professores para se abrigarem lá.

Enquanto civis limpavam vidros e destroços com pás perto de casas, os médicos locais pediram aos moradores que doassem sangue e as autoridades da cidade declararam um dia de luto.

Ucrânia está enfrentando uma grave escassez de munição, incluindo sistemas de defesa aérea e mísseis, com financiamento vital dos EUA bloqueado pelos republicanos no Congresso por meses e a UE não entrega munições a tempo.

A Rússia aproveitou esses atrasos nas últimas semanas, intensificando seus ataques às cidades ucranianas e visando o setor de energia e outras infraestruturas críticas.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, expressou gratidão à Alemanha por fornecer uma terceira bateria de defesa aérea Patriota adicional, instando os outros aliados do país a seguirem o exemplo.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e lançou milhares de mísseis e drones contra cidades, vilas e aldeias ucranianas em ataques que mataram centenas de civis.

*Reuters