Quarta-Feira, 13 de agosto de 2025
Quarta-Feira, 13 de agosto de 2025
Com isso, os ataques com mísseis iranianos já somam três mortos e ao menos 82 pessoas feridas desde sexta-feira (13), quando os países trocaram ataques e acusações.
O governo iraniano acusa Israel de iniciar uma guerra ao realizar ataques que deixaram ao menos 78 pessoas mortas no Irã, na sexta. O governo israelense, por sua vez, diz que o conflito vai se estender pele tempo necessário.
Veja a seguir o que já aconteceu:
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, acusou Israel de ter iniciado uma guerra e declarou que o governo israelense cometeu "um grande erro".
"A nação iraniana não permitirá que o sangue de seus valiosos mártires fique sem vingança, nem ignorará a violação de seu espaço aéreo."
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que os bombardeios vão durar "o quanto for necessário". O líder israelense declarou ainda que não deixará que o Irã tenha uma arma nuclear.
"Estamos em um momento decisivo na história de Israel", disse.
Israel x Irã: entenda o conflito — Foto: Editoria de arte do g1
Na madrugada de sexta-feira, pelo horário local, Israel lançou um ataque aéreo contra instalações militares e nucleares no Irã. Segundo o governo israelense, a operação tinha como objetivo frear o avanço do programa nuclear do país rival.
Entre os mortos estão o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri. Também morreram dois cientistas nucleares iranianos.
A agência de notícias iraniana Fars informou que pelo menos 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas nos ataques israelenses.
O governo de Israel anunciou que conseguiu causar estragos em infraestruturas nucleares do Irã e afirmou ter destruído boa parte do arsenal de mísseis do país.
Em resposta, o Irã prometeu vingança e lançou uma série de mísseis balísticos contra território israelense na noite de sexta. Explosões foram ouvidas em Jerusalém e Tel Aviv. Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas, segundo o jornal Haaretz.
O líder supremo, Ali Khamenei, afirmou que Israel "cometeu um grande erro" e declarou que o país "vai pagar caro" pelas mortes. Segundo ele, o ataque foi uma violação do espaço aéreo iraniano e uma "declaração de guerra".
O Ministério das Relações Exteriores do Irã enviou uma carta à ONU acusando Israel de iniciar o conflito.
*G1