Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 19 de agosto de 2025

Internacional

Coreia do Norte sofre apagão cibernético e sites oficiais ficam horas fora do ar

Pesquisadores que monitoram a internet e a infraestrutura de tecnologia da Coreia do Norte indicam que o problema pode ter sido interno, não um ataque cibernético.

Coreia do Norte sofre apagão cibernético e sites oficiais ficam horas fora do ar

Coreia do Norte tem um dos sistemas de internet mais controlados do mundo, incluindo o acesso a qualquer forma de comunicação online (Imagem: KCNA via Reuters)

internet da Coreia do Norte sofreu uma interrupção em grande escala neste sábado (7), que durou horas. A falha tirou do ar sites do governo e serviços de notícias oficiais, desconectando o país do ciberespaço.

A causa da interrupção não está clara. Pesquisadores que monitoram a internet e a infraestrutura de tecnologia da Coreia do Norte indicam que o problema pode ter sido interno, não um ataque cibernético, já que as conexões via China e Rússia também foram afetadas.

Os principais serviços de notícias oficiais da Coreia do Norte, o Ministério das Relações Exteriores e a companhia aérea nacional Air Koryo estavam entre os sites inacessíveis neste sábado. As conexões começaram a retornar lentamente por volta do meio-dia, conforme verificações da Reuters.

Junade Ali, um pesquisador britânico que monitora a internet norte-coreana, afirma que toda a infraestrutura de internet da Coreia do Norte não aparecia em sistemas de monitoramento. Serviços de e-mail também foram afetados. "É difícil dizer se isso é intencional ou acidental — mas parece que é interno, e não um ataque", disse Ali à Reuters.

Martyn Williams, que é especialista em tecnologia e infraestrutura da Coreia do Norte no Stimson Center, em Washington, também afirmou que a causa parecia ser interna.

A Coreia do Norte tem um dos sistemas de internet mais controlados do mundo, incluindo o acesso a qualquer forma de comunicação online. A população em geral tem acesso apenas a uma intranet estabelecida pelo governo, que não está conectada à rede global.

Em anos anteriores, a Coreia do Norte experimentou grandes interrupções na internet que foram associadas a ataques cibernéticos.

*G1

Close