Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2025

Internacional

Corpos de reféns israelenses são recuperados em Gaza em meio a esforços de cessar-fogo

Corpos de reféns israelenses são recuperados em Gaza em meio a esforços de cessar-fogo

(Imagem: REUTERS/Florion Goga)

O ministro da Defesa de Israel anunciou que tropas israelenses recuperaram os corpos de mais dois reféns em Gaza nesta quarta-feira (8).

De acordo com Israel Katz, que não deu detalhes da operação, os corpos encontrados são de Yosef Al Zaydani e seu filho Hamzah.

Israel acredita que um terço dos reféns restantes estão mortos , no entanto, pensava-se que os dois, que foram feitos levados durante a invasão a território israelense no dia 7 de outubro de 2023, ainda estavam vivos.

A devolução dos dois corpos ocorre no momento em que as negociações para um novo acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, para libertar os reféns restantes e interromper os combates em Gaza, foram intensificadas.

Apesar disso, segundo médicos palestinos, ataques militares israelenses em Gaza mataram pelo menos 27 pessoas nesta quarta-feira.

Durante as negociações de cessar-fogo, uma autoridade do Hamas disse que o grupo aprovou uma lista de 34 reféns israelenses a serem devolvidos como parte de um acordo, mas o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu rapidamente emitiu um comunicado dizendo que o Hamas não havia fornecido uma lista de reféns.

Um esforço renovado está em andamento para alcançar um cessar-fogo na guerra de 15 meses entre Israel e o Hamas e devolver reféns israelenses que foram levados para Gaza, antes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assuma o cargo em 20 de janeiro.

O Hamas disse na sexta-feira que estava comprometido em chegar a um acordo o mais rápido possível, mas não estava claro o quão próximos os dois lados estavam.

Uma autoridade do Hamas disse à Reuters que qualquer acordo para devolver reféns israelenses dependeria de um acordo para Israel se retirar de Gaza e de um cessar-fogo permanente ou do fim da guerra.

"No entanto, até agora, a ocupação continua obstinada em um acordo sobre as questões do cessar-fogo e da retirada, e não deu nenhum passo à frente", disse o oficial, falando sob condição de anonimato.
 

Netanyahu tem dito que a guerra só terminará quando o Hamas for erradicado como força militar e governante.

*G1