Aguarde. Carregando informações.
Internacional

Estados Unidos: Ex-atriz pornô Stormy Daniels depõe em julgamento de Trump

Estados Unidos: Ex-atriz pornô Stormy Daniels depõe em julgamento de Trump

(Imagem: Getty Images via BBC)

A ex-atriz pornô Stormy Daniels, a quem o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é acusado de ter subornado durante a campanha presidencial de 2016, compareceu a um tribunal de Nova York para testemunhar no processo contra Trump.

No julgamento, o primeiro a um ex-presidente dos EUA, Trump é acusado de haver ocultado contabilmente o pagamento a Daniels durante a campanha de 2016, quando foi eleito presidente. O dinheiro, segundo a Promotoria, foi uma forma de comprar o silêncio da ex-atriz pornô.

Em seu depoimento, que ainda não havia terminado até a última atualização desta reportagem, Daniels contou alguns detalhes íntimos da suposta relação que ela teve com Trump. Entre eles, que Trump recebeu ela em um pijama de cetim em um hotel, em 2006, e que ela concordou em performar atos sadomasoquistas com ele na cama, a pedido do bilionário.

Nesse momento do depoimento, Trump pareceu murmurar algo como "Isso é mentira" no tribunal.

Esta é a primeira vez que a ex-atriz pornô fala à Justiça sobre o caso.

O ex-presidente também responde a outros três processos criminais, mas este é o primeiro a ir a julgamento.

No depoimento, que prestou na condição de testemunha, Daniels reafirmou ter tido um caso com Donald Trump, o que ele nega. Ela disse que os dois se conheceram em 2006 durante um campeonato de golfe em Lake Tahoe, na Califórnia.

Na ocasião, ainda segundo disse em depoimento a ex-atriz pornô, Trump a convidou para jantar. Ela negou, mas os guarda-costas do ex-presidente lhe entregaram um cartão com o telefone do então empresário. Posteriormente, incentivada por sua empresária, ela decidiu aceitar o convite, que levou ao encontro sexual dos dois, em um hotel, ainda de acordo com o depoimento desta terça.
 

Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, seguia prestando depoimento até a publicação desta reportagem. Donald Trump participou da sessão na qual a ex-atriz pornô deu depoimento, em um tribunal de Nova York. Ele já estava na sala quando ela entrou. Os dois não se falaram.

Em fevereiro, Trump tentou impedir na Justiça que ela fosse convocada a depor. Nesta terça, ele se queixou por não ter sido avisado com antecedência sobre a convocação da ex-atriz pornô.

Donald Trump é acusado criminalmente de falsificar registros contábeis para encobrir um pagamento de US$ 130 mil (cerca de R$ 657 mil) à atriz pornô Stormy Daniels. O pagamento teria ocorrido na reta final da campanha presidencial de 2016.
 

Os promotores dizem que Trump obscureceu a verdadeira natureza desses pagamentos e os registrou falsamente como despesas legais. Ele nega e já se declarou inocente de 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais. Trump, que já faz campanha eleitoral, foi obrigado a comparecer ao tribunal durante as sessões.

*G1