Quinta-Feira, 15 de janeiro de 2026
Quinta-Feira, 15 de janeiro de 2026
Outras nações europeias enviaram tropas militares ao território dinamarquês em meio a ameaças de tomada dos Estados Unidos
O presidente Da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (15) que uma primeira equipe de soldados franceses já estava posicionada na Groenlândia e que mais recursos militares seriam mobilizados nos próximos dias.
"Uma primeira equipe de soldados franceses já está no local e será reforçada nos próximos dias por meios terrestres, aéreos e marítimos", disse Macron em seu discurso de Ano Novo às Forças Armadas.
Mais cedo, ainda nesta quinta-feira, Macron convocou uma reunião de emergência do gabinete de defesa em Paris para discutir a intenção declarada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a Groenlândia e a repressão violenta aos protestos em todo o Irã.
Outras nações aliadas, incluindo Alemanha, Noruega e Suécia, começaram a enviar tropas para a Groenlândia em demonstração de apoio a Copenhague e Nuuk.
O envio de militares ocorre após uma reunião crucial entre autoridades americanas, dinamarquesas e groenlandesas, que indicou a persistência de diferenças fundamentais, senão irreconciliáveis, entre as visões de Washington, Copenhague e Nuuk sobre o futuro da ilha.
Macron também detalhou os esforços que a França está fazendo para fortalecer suas defesas e as da Europa, afirmando a uma plateia de soldados e oficiais militares que "a história não perdoa nem a falta de preparo nem a fraqueza".
*Reuters