Aguarde. Carregando informações.
Internacional

Harry perde contestação em caso sobre proteção policial no Reino Unido

Harry perde contestação em caso sobre proteção policial no Reino Unido

(Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP)

O príncipe Harry perdeu nesta quarta-feira (28) sua contestação contra a decisão do governo britânico de retirar a proteção policial quando ele estiver no Reino Unido.

Harry, o filho mais novo do rei Charles III, moveu a ação contra o governo no Supremo Tribunal de Londres depois que o Ministério do Interior – responsável pelo policiamento local – decidiu em fevereiro de 2020 que ele deixaria de receber automaticamente segurança policial pessoal enquanto estivesse no país.

Membros importantes da realeza recebem proteção de segurança total com financiamento público fornecido pelo estado. Ele perdeu o direito quando se mudou para a Califórnia com sua esposa Meghan, em março de 2020.

O porta-voz de Harry disse que ele recorrerá da decisão.

Em dezembro, os advogados de Harry afirmaram que a decisão de retirar a proteção foi um tratamento ilegal, injusto e injustificável. À época, a equipe jurídica do governo decidiu então que ele deveria receber proteção, mas não na mesma intensidade que todos os membros da realeza.

O Tribunal Superior então concordou, concluindo que não houve ilegalidade na decisão. Mesmo assim, os advogados contestaram de novo a decisão - dessa forma, a decisão desta quarta marca a sua segunda derrota legal do príncipe nesse caso.

Príncipe Harry  — Foto: Alberto Pezzali/AP

Príncipe Harry — Foto: Alberto Pezzali/AP

Harry esteve na Grã-Bretanha pela última vez no início deste mês, quando fez uma visita rápida para ver seu pai depois que foi revelado que o rei havia sido diagnosticado com câncer. O príncipe disse esperar que a doença de Charles pudesse unir a família.

*Reuters