Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 26 de dezembro de 2025

Internacional

Japão aprova orçamento recorde para defesa em meio à tensão com a China

Pequim instou Tóquio a cessar as "ações provocativas" relacionadas ao uso armas nucleares

Japão aprova orçamento recorde para defesa em meio à tensão com a China

Combinação das bandeiras da China e do Japão (Imagem: Reuters/Dado Ruvic)

O projeto de orçamento de defesa do Japão foi fixado em um valor recorde de 9,04 trilhões de ienes (cerca de US$ 58 bilhões) para o ano fiscal de 2026, informou a mídia local nesta sexta-feira (26),

O valor supera o então recorde orçamento inicial de 8,7 trilhões de ienes para o atual ano fiscal de 2025, que começa em abril, e está em consonância com o plano de expansão da defesa do Japão, que prevê a alocação de cerca de 43 trilhões de ienes para despesas de defesa entre os anos fiscais de 2023 e 2027.

No âmbito do orçamento de defesa, 100,1 bilhões de ienes foram destinados à construção do sistema de defesa costeira em camadas "Escudo".

O investimento acontece em meio à tensões com a China sobre o uso de armas nucleares nucleares por Tóquio.

 

O sistema requer diversos veículos aéreos, de superfície e subaquáticos, enquanto 1,1 bilhão de ienes foram reservados para avaliar o uso de drones de longa duração como medida contra violações do espaço aéreo, informou a agência de notícias Kyodo.

A China instou o Japão a cessar as "ações provocativas" relacionadas a armas nucleares após a imprensa japonesa noticiar que um alto funcionário da segurança sugeriu que o país deveria adquirir armas nucleares para dissuadir potenciais agressores.

As relações entre Tóquio e Pequim estão em tensão desde que Takaichi afirmou, no mês passado, que um ataque chinês a Taiwan que também ameaçasse o Japão poderia desencadear uma resposta militar.

*Reuters