Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024

Internacional

Japão suspende alerta sobre possível míssil lançado pela Coreia do Norte

Japão suspende alerta sobre possível míssil lançado pela Coreia do Norte

(Imagem: Korean Central News Agency/Korea News Service via AP, Arquivo)

O governo japonês suspendeu o alerta de emergência emitido nesta terça-feira (21) para que os residentes de Okinawa, região sul do país, se protegessem de uma possível ameaça de um míssil lançado pela Coreia do Norte.

No começo, o governo afirmou que poderia ser um míssil. Porém, mudou a informação e disse que, na verdade, poderia ser um satélite espião da Coreia e que parecia ter voado em direção ao Oceano Pacífico — ou seja, atravessou o território japonês e seguiu em frente.

A Coreia do Norte notificou o Japão no início do dia de que planejava lançar um satélite, no que as cidades de Tóquio e Seul disseram que poderia ser uma terceira tentativa de colocar um satélite espião em órbita, violando as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Coreia do Norte, por sua vez, afirmou que o seu programa espacial e as atividades de lançamento são um direito soberano.

Tentativas anteriores, em 31 de maio – o primeiro lançamento desse tipo da Coreia do Norte desde 2016 – e 24 de agosto, terminaram em fracassos quando seus novos foguetes caíram no mar.

Durante um congresso do partido em janeiro de 2021, o líder coreano Kim Jong Un revelou uma lista de desejos que incluía o desenvolvimento de satélites de reconhecimento militar.

Treinamento para se proteger

Há duas semanas, moradores de Tóquio correram para se proteger em uma estação de trem, como parte do primeiro exercício de evacuação para possível ataque de mísseis na capital. Cerca de 60 residentes participaram do exercício no bairro de Nerima.

O treinamento aconteceu após a Coreia do Norte realizar diversos testes de lançamentos com mísseis de curto alcance e mísseis balísticos intercontinentais.

Alguns destes lançamentos, incluindo um míssil que sobrevoou as ilhas do sul do Japão em 24 de agosto, acionaram o sistema J-Alert, usado para informar aos japoneses sobre possíveis ameaças e emergências, como terremotos, mau tempo e outros perigos.

Além disso, o que preocupa o Japão é que seu vizinho tem armas nucleares.

*G1