Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai, no domingo (24) após vitória no segundo turno das eleições presidenciais. Diversos líderes da América Latina parabenizaram a conquista do candidato de centro-esquerda.
“Parabéns a Yamandú Orsi e Carolina Cosse pela vitória como presidente e vice-presidente da irmã República Oriental do Uruguai. A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra sua vocação democrática e progressista”, escreveu Sheinbaum na rede social
O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse no domingo que ligou para Yamandú Orsi para parabenizá-lo e que na ligação discutiram como cooperar na “justiça e unidade”.
“Acabei de ligar e parabenizar @OrsiYamandu pela vitória no Uruguai. Conversamos sobre como seguir em frente juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo o sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse!”, o presidente chileno escreveu no X.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também publicou uma mensagem de felicitações nas redes que dizia: “Quero parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, principalmente, o presidente eleito Yamandú Orsi, à Frente Ampla e ao meu amigo Pepe Mujica pela vitória de hoje”, disse nas redes sociais.
A Chancelaria argentina também parabenizou “o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica” e enviou saudações “ao presidente eleito Yamandú Orsi pela sua vitória”. “Ratificamos nosso compromisso de trabalhar junto com o Uruguai para fortalecer a agenda compartilhada e o bem-estar de ambos os países”, escreveu no X.
O candidato de centro-esquerda foi apoiado por José “Pepe” Mujica. A vitória representa a volta do Partido Frente Ampla ao comando do Uruguai após 4 anos da administração de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita.
Orsi derrotou o candidato governista, de centro-direita, Álvaro Delgado.
*CNN