Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
Segundo os militares, essa foi a terceira perda de um F-16 durante a guerra. O exército informou ainda que a Rússia lançou 477 drones e 60 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia durante a noite
Um piloto ucraniano morreu e seu caça F-16 foi perdido enquanto repeliam um grande ataque noturno russo com mísseis e drones, informou o exército ucraniano neste domingo.
Segundo os militares, essa foi a terceira perda de um F-16 durante a guerra.
“O piloto usou todas as suas armas a bordo e abateu sete alvos aéreos. Ao derrubar o último, sua aeronave foi danificada e começou a perder altitude”, informou a Força Aérea no aplicativo de mensagens Telegram.
A nota diz que o piloto fez tudo o que pôde e afastou o jato de uma área habitada, mas não teve tempo de se ejetar.
O exército informou ainda que a Rússia lançou 477 drones e 60 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia durante a noite, e que as forças ucranianas destruíram 211 drones e 38 mísseis.
Segundo os militares, ataques aéreos foram registrados em seis locais diferentes.
Cem casas foram danificadas e seis pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança, no oeste, sul e centro da Ucrânia, disseram autoridades locais no domingo.
Os sons de explosões foram ouvidos nas regiões de Lviv, Poltava, Mykolaiv, Dnipropetrovsk e Cherkasy, disseram governadores regionais.
O exército ucraniano disse que cerca de 500 diferentes tipos de armas aéreas foram usadas durante o ataque, incluindo drones, mísseis balísticos e de cruzeiro.
"Para repelir o ataque massivo, todos os meios disponíveis das forças de defesa que podem operar em meios aéreos inimigos foram mobilizados", disse o exército.
*Reuters