Aguarde. Carregando informações.
Internacional

Presidente do Uruguai demonstra preocupação com Mercosul

Luis Lacalle Pou disse que espera que o pragmatismo prevaleça dentro do grupo, mesmo com tensões entre Brasil e Argentina após a vitória de Fernandez

Presidente do Uruguai demonstra preocupação com Mercosul

(Imagem: Reprodução)

O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, expressou preocupação nesta segunda-feira (2) sobre atritos no Mercosul, mas disse esperar que o pragmatismo prevaleça no bloco comercial que o país integra ao lado de Brasil, Argentina e Paraguai.

As diferenças no Mercosul se aprofundaram após a eleição do peronista Alberto Fernández, a quem o presidente Jair Bolsonaro chamou de "bandido de esquerda", como presidente da Argentina, em outubro.

"As tensões estão claras", disse Lacalle Pou depois de uma reunião de transição de governo que realizou com o presidente em final de mandato Tabaré Vázquez. "Tendo a pensar que o pragmatismo vai superar a ideologia."

Temor pelo Mercosul

A eleição de Fernández na Argentina levantou a possibilidade de um conflito entre as duas maiores economias da América do Sul, o que poderia fazer o Mercosul afundar, aumentando a turbulência do comércio global.

*Redação Alagoas Alerta com R7