Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Internacional

Trump cancela chegada de refugiados já autorizados a entrar nos EUA

Trump cancela chegada de refugiados já autorizados a entrar nos EUA

(Imagem: Carlos Barria/ Reuters)

Em nova medida contra a imigração, o governo Trump cancelou as chegadas de refugiados que já tinham sido autorizados a entrar nos EUA chegada de refugiados já autorizados a entrar nos EUA no governo Biden, informou a agência de notícias Associated Press (AP) nesta quarta-feira (22).

O cancelamento das chegadas desses refugiados, que tiveram status concedido pelo governo dos EUA após extenso e rigoroso processo, foi determinada em uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump na segunda-feira (20).

 

A ordem estava prevista para entrar em vigor na próxima segunda (27), e deixou em aberto a possibilidade de que ainda seria possível entrar nos EUA quem já havia passado pelo longo processo de aprovação como refugiado e tinha passagem comprada para chegar antes dessa data.

No entanto, o Programa de Admissão de Refugiados, agência do governo dos EUA responsável pelo processamento e chegada dessas pessoas, informou a seus funcionários que "a chegada de refugiados aos Estados Unidos foi suspensa até novo aviso", segundo um e-mail revisado pela AP nesta quarta-feira.

Com isso, milhares de pessoas em várias partes do mundo que tiveram a permissão para ir aos EUA na condição de refugiados e estavam com a viagem confirmada perderam esse direito. Refugiados são pessoas que fogem de seus países para escapar de conflitos, violência ou perseguição para buscarem segurança em outro país.
 

A medida se soma aos esforços anti-imigração do governo do republicano, que começou na segunda-feira (20).

Entre os afetados estão mais de 1.600 afegãos que haviam sido aprovados para irem aos EUA como refugiados como parte de um programa criado pelo governo Biden após a retirada das tropas americanas do Afeganistão, em 2021. Esse número inclui familiares de militares da ativa do Exército dos EUA e pessoas que contribuíram com o trabalho de soldados norte-americanos durante a guerra.

A ordem de Trump havia concedido um prazo até 27 de janeiro antes de interromper completamente o processamento e as viagens. Agora, no entanto, a suspensão foi antecipada. Ainda não se sabe o que motivou a mudança.

Refugiados são diferentes das pessoas que chegam à fronteira entre os EUA e o México com o objetivo de solicitar asilo. Para serem autorizadas a se estabelecer nos EUA, os refugiados devem estar fora do país e geralmente são indicados ao Departamento de Estado norte-americano pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Eles passam por um rigoroso processo de triagem antes de serem autorizados a viajar para os EUA. Após chegarem ao país, geralmente recebem suporte de uma agência governamental de reassentamento que os ajuda a se adaptar à nova vida, incluindo a busca por emprego e a matrícula de seus filhos na escola, por exemplo.

*G1