Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 28 de maio de 2025

Internacional

Trump diz que vai parar bombardeios contra Houthis e que grupo não atacará navios

Trump diz que vai parar bombardeios contra Houthis e que grupo não atacará navios

(Imagem: REUTERS/Evelyn Hockstein)

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou nesta terça-feira (6) que vai parar de bombardear os Houthis e disse que o grupo rebelde iemenita interromperá ataques a navios americanos no Mar Vermelho.

Trump afirmou que seu governo e os Houthis fizeram um acordo para acabar bombardeios contra navios dos EUA, mas não deu mais detalhes. O anúncio do republicano foi feito durante encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na Casa Branca.

"Os Houthis disseram 'por favor não nos bombardeie e não atacaremos seus navios'. Eles não querem lutar e não mais ser bombardeados. Achei que isso [acordo] aconteceria", afirmou Trump.

Aliados do Irã, os Houthis são um grupo rebelde do Iêmen que ataca navios comerciais no Mar Vermelho em solidariedade ao grupo terrorista palestino Hamas, que trava guerra contra Israel na Faixa de Gaza desde outubro de 2023.

O grupo rebelde não se pronunciou oficialmente sobre o anúncio de Trump até a última atualização desta reportagem. O último comunicado do grupo repudiou os ataques israelenses dos dois últimos dias contra um porto no Iêmen e o principal aeroporto do país, na capital Sanaã, e havia afirmado que seguiria com suas "ações de pressão" sobre Israel até que um cessar-fogo permanente na guerra em Gaza.

*G1

Close