Quarta-Feira, 21 de maio de 2025
Quarta-Feira, 21 de maio de 2025
O governo da Ucrânia oficializou a participação do presidente Volodmir Zelensky na cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina, marcada para o próximo domingo (10), em Buenos Aires.
A presença de Zelensky assume um significado particular, já que a Ucrânia se encontra em um contexto delicado, em meio a uma guerra com a Rússia. A decisão do presidente ucraniano de comparecer à posse de Milei, cuja política internacional está em consonância com a dos Estados Unidos e Israel, destaca um apoio estratégico ao alinhamento político proposto pelo novo líder argentino.
Javier Milei, eleito recentemente como presidente da Argentina, tem enfatizado uma postura firme e alinhada aos interesses dos Estados Unidos e de Israel em sua política externa.
A cerimônia de posse não terá a presença do presidente Lula, que recusou o convite de Milei. O Brasil será oficialmente representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Por outro lado, ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de parlamentares, vai participar do evento.
Os presidentes de Uruguai, Paraguai e Equador também estarão presentes. Representantes de alto nível de Estados Unidos, de Israel e da Grã-Bretanha igualmente marcarão presença.
A cerimônia de posse está marcada para começar às 10h30, com a saída de Milei do Hotel Libertador. A passagem do cargo acontece às 11h30. Depois, o presidente vai discursar no Congresso.
*R7/BLOG DO NOLASCO