Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 17 de setembro de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Justiça

Membros e servidores do MP/AL recebem capacitação para inovação digital

Membros e servidores do MP/AL recebem capacitação para inovação digital

(Imagem: Claudemir Mota)

Nesta segunda-feira (19), membros e servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) passaram por capacitação focada em inovações digitais que sirvam como suporte de trabalho, mas também para melhorar e agilizar o atendimento ao cidadão. Como palestrantes estiveram à frente do evento, o doutor em Ciência de Gestão pela Escola da HEC/França e também consultor organizacional em estratégia e marketing, Alziro Rodrigues, o mestre em planejamento estratégico da Softplan e que trabalha como executivo para Ministérios Públicos, Alexandre Vedovelli, e também o gerente de Ministérios Públicos da Softplan, Francisco Kléber da Silva.

Para o promotor de Justiça e presidente da Comissão Gestora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Vicente Porciúncula, o evento estratégico realizado nesta segunda-feira tem fundamental importância para o futuro da instituição.

“Hoje não temos como pensar qualquer instituição jurídica sem a utilização de sistemas. Estamos num cenário de eferverscência, no que diz respeito a alteração tecnológica, especialmente na utilização de inteligência artificial, então o MPE promove esse evento para estar pari passu com o que há de mais moderno. Dentro da nossa limitação orçamentária é preciso que tenhamos uma ferramenta que dinamize e dê melhores resultados ao trabalho da instituição e, em especial, para a sociedade, essa é a grande importância”, assegura Porciúncula.

Ele explica que tal sistema inda é embrionário no MPE/AL, mas aposta que “com novas ideias é possível ter, num futuro breve , um sistema mais fortalecido e adequado, com o objetivo de prestarmos melhores serviços à sociedade, permitindo aos membros e servidores desemprenhar suas funções da melhor forma possível”.

Para o doutor em Ciência de Gestão, Alziro Rodrigues, impossível lograr êxito ignorando a celeridade da tecnologia e a necessidade de inovação.

“É inegável que estamos vivendo um momento de transformação e ela se dá no nosso dia a dia, em nossas vidas e é uma transformação digital que envolve tudo o que fazemos.

Individualmente mudamos, as organizações coletivamente têm mais dificuldade de mudar, mas somos nós que compomos as organizações e temos que levar até elas a possibilidade dessa mudança. E por que o Ministério Público? Porque é uma iniciativa da Softplan com seus Mps clientes para discutir o futuro, ofertar ferramentas. A ideia é que se possa ter agilidade e produtividade maior dentro do MP, seja em Alagoas ou como já fizemos no Mato Grosso do Sul”, explica Rodrigues.

Sobre investimentos pessoais, ele enfatiza que apesar da existência de sistemas e dos avanços, as são indispensáveis no processo.

“A ideia é de fazer com quem tenham ideias novas e a inovação está na base. Isso só é possível com a transformação digital, mas nada funciona se não existir pessoas e elas também precisam ser transformadas, onde quer que estejam. É uma atitude mais proativa de querer a mudança e fazer o melhor, entendendo que os sistemas só servem como suporte porque são as pessoas que fazem a grande transformação”, diz o palestrante.

Ele ainda estendeu seu raciocínio falando que “se o MP de Alagoas mudar todo o sistema com transformação digital, tiver pessoas treinadas, capacitadas, mas lá na ponta o cidadão não obtiver melhora no seu atendimento e na sua defesa não funciona, porque tem que ser uma mudança que melhore a vida”.

O evento ocorreu nos dois horários e na programação foram feitas exposições com os temas “A transformação digital e os desafios para a gestão”, por Alziro Rodrigues, ‘Inovações e soluções em TIC, POR Alexandre Vedovelli, e “Nova Versão SAJ-MP & Roadmap 2019, por Francsico Kléber, além de woprkshop.

Com o promotor de Justiça e presidente da Comissão Gestora do SAJ MPE/AL, Vicente Porciúncula, estiveram os promotores de Justiça e integrantes da Comissão, Thiago Chacon e Hylza Paiva, além dos servidores que também a integram, Filipe Coimbra e Carolina Lopes, e o diretor de Tecnologia e Informação, Marcel Vasconcelos.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria 

Comentários