Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Os agentes da Defesa Civil de Maceió participaram, nesta terça-feira (5), de uma oficina de atendimento humanizado, com o principal objetivo de aprimorar os atendimentos de ocorrência diárias de pessoas em situações de risco. A iniciativa faz parte da programação do Setembro Amarelo com o Dia D de Saúde Mental, que abraça a causa da prevenção do suicídio.
De acordo com Leandro Lima, enfermeiro da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde e palestrante da ação, levar orientações sobre o tema é fundamental para desmistificar paradigmas e fortalecer o cuidado voltado à saúde mental da sociedade.
“Hoje fizemos esse momento aqui na Defesa Civil para falar sobre o cuidado humanizado e a prevenção do suicídio, pois a campanha Setembro Amarelo aborda essa temática e busca trazer orientações à toda população, principalmente sobre questões relacionadas à prevenção do suicídio, as formas de cuidado e os sinais e sintomas apresentados por pessoas com ideação suicida, para que possamos desmistificar os paradigmas relacionados ao tema e fortalecer o cuidado em saúde mental”, destaca.
Diversos temas foram abordados durante a atividade, tais como: a diferença entre saúde mental e transtorno mental; suicídio, fatores de risco e como realizar a abordagem; automutilação e os serviços disponibilizados pelo Município na Atenção Psicossocial.
Os servidores da Defesa Civil de Maceió estiveram atentos às informações para aprimorar ainda mais o atendimento aos maceioenses que se encontram em um cenário de vulnerabilidade social, realizando o acolhimento desse público de forma humanizada.
“Lidamos diariamente com vidas, e esse atendimento humanizado é essencial para oferecermos uma escuta qualificada e possamos prestar todos os esclarecimentos que o cidadão precisa, fazendo os encaminhamentos necessários para os serviços de assistência do Município, seja no âmbito social ou da saúde”, ressalta Sheila Ferro, diretora social da Defesa Civil de Maceió.
Oficina aborda atendimento humanizado. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
Programação
Durante todo o mês de setembro, a Saúde de Maceió estará intensificando os debates em torno da conscientização e prevenção do suicídio.
Dentro da programação da campanha, que contará com o apoio e direcionamento dos profissionais de unidades de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), estarão incluídas atividades como oficinas sobre manejo comportamental, rodas de conversa e aulas de práticas corporais com foco na melhora da saúde mental.
As estratégias têm como objetivo reforçar a importância do diálogo e do debate da questão, além da promoção do acolhimento a quem está em sofrimento psíquico.
Confira aqui a programação completa da campanha Setembro Amarelo em Maceió.
* Secom Maceió