Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A edição de setembro da Feira Agroecológica da Secretaria Municipal de Educação, realizada nesta quinta-feira (5), recebeu uma visita ilustre: as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulcinete Barros Alves, do Antares. Cerca de 11 pequenos estudantes do Maternal II desfrutaram de um momento delicioso de aprendizado.
Na ação realizada na sede da Educação, na Cambona, as crianças puderam ver de perto como funciona uma feira ao ar livre, bem como experimentar produtos, como bolos, pães, queijos e frutas produzidos e plantados sem o uso de agrotóxicos.
A pequena Mirela Sofia, de 4 anos, experimentou um bolo de cacau com frutas. Ela disse o que achou do produto: “Foi o que eu mais gostei”.
Esta foi a primeira vez que a Feira Agroecológica, iniciada em 2023, recebeu estudantes da rede municipal de ensino de Maceió.
Segundo o nutricionista da Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Marcos Sampaio, atualmente a Feira já conta com nove expositores de todas as regiões de Alagoas.
"Aqui o agricultor familiar tem a oportunidade de trazer seus produtos excluídos de ofensivos agrícolas e inseticidas, os naturais possíveis, ótimos para o consumo e com vários benefícios para a saúde. Produtos esses que são utilizados na alimentação escolar em todas as unidades escolares do Município”, explicou o nutricionista.
Usando “coroas” de papelão com desenhos de frutas e outros alimentos nas cabeças, as crianças tiveram um momento de troca com os expositores, que explicaram cada produto e como eles são feitos. Ao final, os pequenos também participaram de uma atividade para indicar os nomes das frutas, raízes e tubérculos que estavam em exposição.
Para Marcos Sampaio, iniciativas como essa são fundamentais para que os estudantes, desde a infância, aprendam sobre relação de consumo e de uma alimentação saudável e segura.
“É uma quebra de rotina, de sair da escola e vir para uma aula extraclasse. Aqui eles aprendem um outro universo, como funciona a economia familiar, as relações de consumo para ter o cuidado de comprar e comprar o que é bom, produto natural que só trará benefícios para a saúde deles”, garantiu o nutricionista da Rede.
*Redação com Assessoria